Olá! Boa tarde.
1. Proventos (Salários, Horas Extras, Adicionais)
São as verbas que aumentam o valor bruto que o funcionário tem a receber.
Natureza: Despesa.
Contabilização: * Débito: Despesas com Salários / Ordenados (DRE).
Crédito: Salários a Pagar (Passivo).
2. Descontos (INSS Segurado, IRRF, Faltas, Vale Transporte)
São valores retidos do funcionário para repasse ao governo ou recuperação de custos da empresa.
Natureza: Redução do líquido a pagar.
Contabilização:
Débito: Salários a Pagar (Passivo).
Crédito: INSS a Recolher / IRRF a Recolher (Passivo) ou Recuperação de Despesas (DRE) no caso de benefícios.
3. Encargos e Custo Empresa (INSS Patronal, FGTS, RAT, Terceiros)
Este é o "custo invisível" que não aparece no holerite do funcionário, mas sai do caixa da empresa.
Natureza: Despesa de Encargos Sociais.
Contabilização (Exemplo FGTS):
Débito: FGTS (Despesa na DRE).
Crédito: FGTS a Recolher (Passivo).
4. Provisões (Férias e 13º Salário)
Pelo princípio da competência, a empresa deve reconhecer mensalmente 1/12 de férias e 13º, mesmo que só pague meses depois.
Natureza: Contingência/Reserva mensal.
Contabilização:
Débito: Provisão de Férias / 13º (Despesa na DRE).
Crédito: Provisão de Férias / 13º a Pagar (Passivo).
5. Líquido a Pagar
É o fechamento do ciclo financeiro.
Contabilização:
Débito: Salários a Pagar (Passivo - baixando a obrigação).
Crédito: Banco Conta Movimento (Ativo - saída de dinheiro).
Me avisa se é isso que você precisa!
Qual é a contabilização correta da folha de pagamento?
Estou auxiliando uma configuração de ERP para a folha de pagamento. Mas não possuo experiência em RH.
Alguém consegue me auxiliar na contabilização correta dos proventos, descontos, custo da empresa, provisões e o líquido a pagar?
Respostas da Comunidade (2)
A contabilização da folha de pagamento segue o reconhecimento das despesas com pessoal e das obrigações a pagar.
📌 1. Reconhecimento da folha (competência)
D – Despesa com salários
D – Despesa com encargos (INSS, FGTS, etc.)
C – Salários a pagar
C – INSS a recolher
C – FGTS a recolher
C – IRRF a recolher (se houver)
---
📌 2. Pagamento dos salários
D – Salários a pagar
C – Caixa/Bancos
---
📌 3. Recolhimento dos encargos
D – INSS a recolher
D – FGTS a recolher
D – IRRF a recolher
C – Caixa/Bancos
---
📌 4. INSS patronal
D – Despesa com INSS patronal
C – INSS a recolher
---
📌 Observações:
- A contabilização deve seguir o regime de competência
- Provisões de férias e 13º também devem ser registradas separadamente
- Os valores devem bater com a folha e o eSocial
📌 Resumo:
- Reconhece a despesa → gera obrigações
- Paga salário → baixa obrigação
- Recolhe encargos → baixa obrigações
Essa é a estrutura básica utilizada na prática contábil.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.