Oi, ainda sobre o reajuste, vi essas rubricas para o lançamento retroativo, fiquei com dúvidas agora, se devo usar somente a 3500, pois entendo que para o 13º e as férias, não irão impactar agora, é isso mesmo?

Bom dia, eu esqueci de fazer o reajuste da empregada doméstica referente ao salário minimo, estou fechando agora a folha de março, como eu faço?
Posso fazer tudo em março? Qual seria o procedimento para fazer?
Tenho que reabrir as folhas de Janeiro e Fevereiro?
Qual é a melhor opção, como é a minha primeira vez, não sei como fazer esses lançamentos retroativos.
Anexei abaixo, o cálculo que fiz, pois a empregada, trabalha apenas meio horário

Oi, ainda sobre o reajuste, vi essas rubricas para o lançamento retroativo, fiquei com dúvidas agora, se devo usar somente a 3500, pois entendo que para o 13º e as férias, não irão impactar agora, é isso mesmo?

Olá Hederlei, tudo bem?
O ideal é que você faça a correção desde janeiro, que foi quando passou a valer o novo salário mínimo. Então, no eSocial Doméstico, você deve alterar o salário da empregada com data retroativa a janeiro/2025, reabrir as folhas de janeiro e fevereiro, recalcular e depois encerrar novamente. Com isso, o sistema vai gerar as diferenças de INSS e FGTS desses meses, e você deverá emitir as guias (DAE) complementares para pagamento.
Fazer tudo apenas em março não é o mais correto, pois a contribuição previdenciária ficaria abaixo do salário mínimo nos meses anteriores, e o INSS não reconhece contribuições abaixo do mínimo para fins de benefícios.
Portanto, a forma mais segura e correta é ajustar mês a mês retroativamente, garantindo que as remunerações e contribuições fiquem de acordo com o salário mínimo vigente.
Espero ter ajudado.
Quais são os riscos de fazer retroativo? É errado? posso ter algum problema depois? Mesmo lançando a diferença dos meses anteriores?
@Hederlei Luciano De Siqueira O principal ponto é em relação às contribuições previdenciárias: quando o recolhimento é feito abaixo do salário mínimo, aquele período não é considerado para fins de benefícios previdenciários, sendo necessária a complementação posteriormente para validação desse tempo.
@Thainan Oliveira , ficou claro agora, irei reabrir as folhas e fazer a alteração, tem algum vídeo ou manual que explica como fazer essa alteração, reabrindo as folhas e pagando a diferença dos impostos? O cálculo da guia será apenas da diferença?
@Hederlei Luciano De Siqueira Não temos uma aula específica sobre esse ponto, mas o procedimento é simples:
Primeiro, faça o reajuste do salário do empregado. Em seguida, reabra as folhas dos períodos afetados e realize o recálculo. Verifique se a remuneração foi atualizada corretamente; caso não tenha sido, exclua a remuneração e processe novamente o cálculo da folha.
Após isso, efetue o fechamento da folha e emita a guia complementar referente à diferença. Você pode localizar essa guia na opção “Consultar Guias Pagas”, dentro do módulo de folha de pagamento no e-Social.
Espero ter ajudado.

Ajudou sim, já fiz os ajustes e deu tudo certo, muito obrigado pelo retorno.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.