Recolhimento de DARF ausente

CS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde,

Estou com uma empresa que parou de fazer a folha de pagamento de 11/2020 até agora, e preciso regularizar todo esse período, como devo fazer esse procedimento pela SEFIP em questão das guias DARF de INSS, o FGTS eu sei que consigo tirar as guias pela própria SEFIP até 02/2024, a minha dúvida é como faço para enviar as informações de INSS deste funcionário e como faço para tirar as guias de pagamento já que estás informações não consta na DCTFWEB, alguém poderia me ajudar?

2 respostas16 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Cássia, tudo bem?

Para empresas obrigadas ao e-Social, o INSS passou a ser apurado pela DCTFWeb, e não mais por GPS gerada na SEFIP.

Nesse caso, o procedimento correto é enviar todas as informações em atraso no e-Social, incluindo admissão, remunerações mês a mês desde 11/2020 e o fechamento de cada competência. Após esses envios, as competências serão automaticamente levadas para a DCTFWeb, onde você deverá transmiti-las.

Depois da transmissão, a própria DCTFWeb irá gerar a DARF para pagamento do INSS, já com os acréscimos legais de multa e juros.

O motivo de hoje não aparecer nada na DCTFWeb é justamente a ausência de envio dessas informações no e-Social.

Quanto ao FGTS, você está correto: pode gerar as guias pela SEFIP até a competência 02/2024.

Espero ter ajudado.

CS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira bom dia, como essa empresa é do grupo 3 no e-social só está disponível os envios das informações de folha de pagamento a partir de 07/2021, então não permite eu enviar a partir de 11/2020, e estou com dúvidas pq pela SEFIP não sei se está correto preencher as informações no campo de movimento dos recolhimento da previdência social além do recolhimento de FGTS, fui tentar fazer desta forma só que informou que a tabela índice Selic de INSS está desatualizada sendo que a versão atual disponibilizada para baixar pela caixa é de 03/2026, não tem a atual de maio, estou com dúvidas nesta parte da SEFIP para subir informações de movimento para DCTFWEB para assim poder gerar as guias.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.