RPA 701 REGISTRADO NA FOLHA

EP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite, tudo joia?
    Hoje quando importei as informações de uma empresa no meu sistema contabil me deparei que ao verificar a folha de pagamento quando era gerada era gerado tbm um valor junto de 140,00 que seria um registro que o contador antigo fez junto na folha de pagamento do cliente…
    Ou seja o cliente paga 11% sobre o pro labore que seria de 1621,00 e + 140,00 do contador que estava registrado…

Isso é normal essa pratica ? o contador colocar um valor junto ao INSS da empresa ?

Qual aula fala sobre essa pratica ?

3 respostas16 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Eduardo, tudo bem?

Sim, isso pode acontecer, mas depende de como o contador estava prestando o serviço.

Geralmente essa situação ocorre quando o contador atua como pessoa física e não como pessoa jurídica. Nesse caso, a empresa precisa registrar o pagamento como RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo) na folha, o que gera encargos de INSS sobre esse valor.

Por isso, esse valor adicional de R$ 140,00 pode ser justamente referente ao serviço do contador lançado na folha.

Espero ter ajudado.

EP
    🌱
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira Obrigado pela resposta, poderia me dizer se esse valor de 140,00 que seria o valor pela contabilidade deve ser declarado pelo contador PF no carne leão ou algum tipo de receita ?

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Eduardo Noronha Villela Paranaiba Nesse caso, é importante separar as coisas: esses R$ 140,00 provavelmente não são o valor do serviço, e sim o INSS gerado sobre o RPA.

Para o contador pessoa física, o que deve ser declarado é o valor bruto do serviço prestado, e não o INSS.

Então:

O valor bruto do RPA → entra como rendimento e deve ser informado no Carnê-Leão

O INSS (R$ 140,00) → não é receita, é apenas um desconto/encargo.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.