EMPRESA MEDICA - SIMPLES NACIONAL

MA
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia!
    Tenho um cliente que tem uma empresa de prestação de serviços médicos (CNAE 86.10.1-02 e 86.30.5-03) aberta na cidade de Alfenas/MG. Porem este medico faz plantões por essa mesma PJ no hospital do município de Muzambinho/MG. Minha dúvida é se na hora que eu for gerar o PGDAS-D, com a prestação de serviços feita em Muzambinho/MG, se eu tenho que colocar “prestação de serviços com ISS devido a outros municípios e colocar a cidade de Muzambinho” ou “prestação de serviços com ISS devido ao próprio município do estabelecimento”.

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MS
    📘
    📘 375 pts

Bom dia, Maria

Tudo bem?

Regra geral do ISS (LC 116/2003)

Como regra, o ISS é devido:

No município do estabelecimento prestador (Alfenas/MG)

Exceções (quando muda o município)

A própria LC 116 traz exceções (art. 3º), onde o ISS é devido no local da prestação — exemplos:

• Construção civil

• Vigilância/limpeza

• Serviços de saúde prestados em certos formatos específicos (ex: hospital próprio, internação, estrutura vinculada)

No seu caso de plantões médicos, o médico está prestando serviço via PJ dentro de um hospital de terceiro (Muzambinho). Isso normalmente se enquadra como: Cessão de mão de obra / prestação de serviço médico em estabelecimento de terceiros. E a interpretação predominante dos fiscos municipais é: O ISS é devido no local onde o serviço é efetivamente prestado (Muzambinho).

Nesse cenário, o mais adequado é ao lançar no PGDAS-D colocar como “Prestação de serviços com ISS devido a outro município” e informar o município de Muzambinho/MG.

Agora um ponto de atenção, geralmente alguns municípios já fazem a retenção de ISS na fonte, o que mudaria a opção a ser colocada na declaração do PGDAS-D, verifique como foi emitida a nota fiscal e se o pagamento do serviço prestado foi realizado descontado o ISS, para fazer a apuração de forma correta.

Espero ter ajudado e fico a disposição.

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 8 pts

Boa tarde!

Nosso colega está correto.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.