(sem título)

CS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde,

Uma empresa do simples nacional com os CNAES:

5611-2/01 Restaurante e Similares

5611-2/02 Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas

4781-4/00 Comércio Varejista

Porém, essa empresa recebeu valores em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril (referente a organização de espaço para eventos).

Nesse caso, iremos fazer um CNAE para essa finalidade.

Porém minha duvida é: Como fazer com os meses anteriores? Posso emitir as notas fiscais dos meses anteriores, sendo que o CNAE será feito agora? Ou tem outra solução?

Obrigada,

Att,

Cristiane Cana Verde Silva

5 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 8 pts

Boa noite Cristiane.

Depende do que você se refere como organização de espaço. Tem a ver com a atividade fim da empresa? Se sim, emite a nota normalmente no período e faz a apuração. Se não é ligado com a atividade fim, então não pode considerar, perante a legislação.

É necessário entender o contexto e tomar a melhor decisão dentro das regras.

Espero ter ajudado.

CS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite,

Em Janeiro de 2026 o espaço começou a ser usado como aluguel para festas, porém , o CNAE de serviços só foi feito agora em Abril, e foram recebidos valores referente a esse aluguel do espaço dos meses de Janeiro, fevereiro e março.

Apartir de abril, será feito corretamente, minha dúvida é saber se posso fazer notas agora das competências anteriores, sendo que o CNAE só foi incluído no mês de abril

Aguardo

Atr

Cristiane Cana Verde Silva

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 8 pts

@Cristiane Cana Verde Silva Mesmo fazendo as notas agora, estaria fora da competência da disponibilização da atividade, o que já estaria em erro também.

Ou seja, você não consegue fazer nota fiscal de forma retroativa. Apenas da data vigente pra frente.

Se você considerar conveniente, pode fazer a nota fiscal agora, com a nova atividade, mas vai sair com a data atual.

CS
    🌱
    🌱 0 pts

@Marcos Faria sim, a nota seria feito agora com as competências retroativas, isso que queria saber, se pode ser assim. Porque não vejo outra solução .

Obgda

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.