Abertura do Mei

VL
    🌱
    🌱 68 pts
    Boa tarde uma dúvida abri um Mei de serviços fiz o cadastro da emissão de nfse pelo portal.
    Liguei na prefeitura e falaram que não precisava de alvará mas recebi essa mensagem como não tenho experiência queria a opinião de vcs. No caso aqui está solicitando para fazer o alvará e o cadastro da nf pela prefeitura então nesse caso não devo emitir pelo portal como ensinado na aula?
    9 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (9)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Viviane, tudo bem?

As notas Fiscais de Serviço emitidas por MEIs, está sendo pelo Portal do Simples Nacional, não é mais feito pelas Prefeituras.
    Quanto ao Alvará, a Lei diz que o MEI é isento, mas as Prefeituras que irá dispor sobre o assunto, mas como a já informou que não precisa, entendo que a Cidade de Garanhus tem concedido Inserção...
    Aconselho a entrar em contato Novamente com a Prefeitura e vê como está o cadastro desse MEI no Sistema, pois em alguns casos mesmo sendo isentos é gerado a cobrança do Alvará.

Espero ter Ajudado 😊
    VL
    🌱
    🌱 68 pts
    Ok obrigada, fui tentar fazer a nota fiscal pelo portal do nfse mas apareceu essa frase acho que o município ainda está cadastrado, no caso faço o cadastro pela prefeitura mas o Nire onde encontro?
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
     Pode continuar, você consegue finalizar mesmo sem o município está cadastrado 😊
    VL
    🌱
    🌱 68 pts
    Continua dando erro, não sei o que está errado

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Viviane, boa noite!
    Não precisa de alvará mesmo,  por ser considerada de baixo risco, mas ainda sim precisa consultar o seu munícipio. Provavelmente, seu munícipio ainda não aderir ao programa. A Resolução CGSN 169/2022 prevê que a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no padrão nacional será obrigatória para os microempreendedores individuais (MEIs) a partir de setembro de 2023, independentemente da adesão dos municípios.
    Espero ter ajudado😉

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Você selecionou a opção de cálculo do imposto?
    Nessa aba valores?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.