alterar endereço MEI

LM
    🌱
    🌱 0 pts

Endereço do MEI, um cliente que é micro empreendedor me questionou sobre o MEI dele que foi aberto em outro estado e gostaria de alterar de endereço, ele recebe as mercadorias que compra no endereço antigo, agora está atuando em SC mas o MEI foi aberto no PR. qual o procedimento? Preciso fazer algum processo na Junta? ou é melhor abrir um MEI novo?

8 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

LO
    🌱
    Liria Oliva
    🌱 0 pts

Olá,

não existe a necessidade de baixar o MEI, principalmente se os pagamentos de DAS estão em dia. A baixa pode gerar mais complicações como, perda do CNPJ, comprovação de tempo de empresa, além de precisar esperar o próximo mês para abrir outro.

Para fazer a alteração do PR para SC, deve acessar o Portal do Empreendedor com o GOV, escolher “Alteração de dados cadastrais” e preencher o novo local.

Em seguida, se o MEI tem inscrição municipal na primeira cidade deve ser solicitada a baixa e depois o cadastro de uma nova, na cidade atual.

Se tiver inscrição estadual, deve solicitar a baixa na SEFAZ-PR e uma nova solicitação na SEFAZ-SC.

E por fim, é importante consultar a necessidade de um novo alvará na Prefeitura atual.

Espero ter ajudado! 🥰

LM
    🌱
    🌱 0 pts

@Liria Oliva certo vou acessar com o Gov . A inscrição municipal e estadual eu faço direto com os portais do município e da Sefaz?

LO
    🌱
    Liria Oliva
    🌱 0 pts

@Laiane Moreira Isso mesmo. Municipal na Prefeitura e Estadual, na SEFAZ.

LM
    🌱
    🌱 0 pts

@Liria Oliva obrigada, por gentileza tenho mais uma dúvida, empresa do MEI desenquadrada por débitos, consta que não é optante pelo simples nacional e não optante pelo SIMEI, eu posso fazer o parcelamento dos débitos e baixar ela? visto que não compensa ser do presumido, a ideia seria baixar esse MEI para poder abrir um outro. É possível?

LO
    🌱
    Liria Oliva
    🌱 0 pts

@Laiane Moreira Pode sim, apenas se atentar que para abrir outro CNPJ, o CPF precisa estar regular. Se os débitos do cliente não forem regularizados, as pendências vão para o CPF, o que pode causar complicações caso queira abrir outra empresa.

LM
    🌱
    🌱 0 pts

@Liria Oliva então o primeiro passo eu parcelo os débitos do MEI? Depois consulto se tem débitos no CPF isso seria no ecac e no regularize?

LO
    🌱
    Liria Oliva
    🌱 0 pts

@Laiane Moreira ah não, eu digo CPF regular no sentido de estar sem dívidas. Vc pode fazer essa consulta antes do parcelamento, tirando um relatório fiscal pelo e-cac. Se estiver tudo ok, pode seguir com o parcelamento e baixa, e em seguida abrir um novo CNPJ.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.