BALANÇO DE ABERTURA

GP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Estou com uma dúvida referente ao balanço de abertura:

• Vou fazer a contabilidade retroativa de um MEI… Ele usa um computador pessoal para o trabalho da empresa, eu preciso colocar esse computador como Imobilizado? A nota fiscal foi como pessoa física.

9 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (9)

GP
    🌱
    🌱 0 pts

Outra dúvida:
    O cliente emitiu nota fiscal de prestação de serviços, mas recebeu na conta Pessoa física. Como eu vou refletir esse recebimento na empresa?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Gustavo Pena Para refletir o recebimento da nota fiscal na conta pessoal na contabilidade da empresa, registre o faturamento como receita da empresa e transfira os valores da conta pessoal para a conta da empresa.

Espero ter ajudado!

GP
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro, mas esse faturamento e recebimento foi em 2023, estou fazendo a contabilidade retroativa dele para fins de distribuição de lucros isentos. Como faria nesse caso? Ele não tem mais esse dinheiro na conta física. Obrigado

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Gustavo, boa noite.

Não, você não precisa necessariamente incluir o computador pessoal utilizado para o trabalho da empresa como um ativo imobilizado. Normalmente, os bens que são considerados imobilizados são aqueles adquiridos pela empresa especificamente para uso em suas atividades comerciais. No caso de um computador pessoal, mesmo que seja utilizado para fins empresariais, não é obrigatório considerá-lo como um ativo imobilizado, especialmente se foi adquirido como pessoa física e não está formalmente registrado como um ativo da empresa.

Espero ter ajudado!

ER
    🌱
    🌱 6 pts

use as contas contábeis e as NFs emitidas. Nesse momento não há como pensar em tramitação de conta corrente PJ.

GP
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro , não entendi muito bem o que você quis dizer, pode me dar exemplos?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Gustavo Pena Se você recebeu o dinheiro em 2023 e está organizando sua contabilidade retroativamente para distribuir lucros isentos, é importante considerar esse valor como parte dos lucros acumulados da empresa naquele ano. Mesmo que o dinheiro não esteja mais na conta física, você deve registrar essa entrada usando as notas fiscais emitidas e outras movimentações financeiras que foram registradas na época. Não se preocupe com a movimentação atual da conta PJ, foque nas informações e documentos que você possui do período em questão.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.