CAPITAL SOCIAL
Boa tarde, fiz o processo do desenquadramento do mei para Me que foi aberto na data 20/05/2024 até 30/06/2024, quando foi na data 02/07/2024 fiz o processo na junta comercial para transformar em ME( sociedade empresária limitada)
Vou fazer o balanço de abertura referente ao último dia que esse cliente era mei( 30/06/2024) para começar a contabilidade tudo ok, pórem estou com uma dúvida, quando esse cliente era mei, o capital social era de 10.000,00 e quando eu fiz o processo de transformação na junta comercial, coloquei no contrato que os 10.000,00 iria compor o capital social atual, em que o novo sócio iria integralizar 20.000,00 e ficando no total 30.000,00 de capital a integralizar
1- quando fazer o balanço de abertura esses 10.000,00 que era do capital quando era mei, como faço para envidenciar corretamento conforme o contrato social?
2- O capital do novo sócio eu coloquei que seria integralizado na data 02/07/2024 em moeda corrente, pórem o meu cliente não fez a transferência correta para conta juridica do valor que foi escrito no contrato social, o que tenho que fazer?
3- Como a empresa na data 01/07/2024 já não era mei e eu falei que contrato social seria integralizado na data 02/07/2024, o primeiro lançamento na data 01/07/2024 subscrição do capital e na data 02/07/2024 foi envidenciar a integralização do capital?
4- Ou o ideal seria fazer a contabilidade retroativa da data 20/05/2024 até 30/06/2024? seria melhor?
5- Quando foi feito o contrato o social, a junta me informou que era para colocar a data que o mei foi aberto, o que isso pode gerar de erro informação?
Essa foi a forma que fiz o processo, preciso de ajuda.

.

Respostas da Comunidade (8)
Olá Joan, bom dia.
Se a Junta Comercial orientou a usar a data de abertura do MEI no contrato social, isso pode ter sido um erro de interpretação. A data correta para a integralização do capital deve ser a data em que a empresa foi transformada em ME.
Reconheça os R$ 10.000,00 do capital do MEI no balanço de abertura como parte do capital social da nova ME.
Registre a subscrição e integralização do capital conforme as datas reais dos eventos.
Ajuste os lançamentos conforme o valor efetivamente integralizado.
O mais comum é fazer o balanço de abertura na data da transformação e ajustar conforme os valores reais de integralização. As informações retroativas geralmente não são exigidas, mas você deve garantir que os lançamentos sejam feitos corretamente a partir da data de transformação.
Espero ter ajudado
@Edilene Ribeiro Obrigado!
Entrei em contato com a junta e falei por qual motivo eles me orientaram a colocar a data 20/05/2024 do mei para abertura e eles me responderam assim;
Sim a empresa desenquadrada mantem a data igual a informada na abertura da mesma
@Joan Brasil Reis qual sua região?
Nao há necessidade de fazer a contabilidade retroativa, mas se optar por fazer, nao será problema.
@Edilene Ribeiro Essa junta é de goiás, pois é aonde a empresa, porém sou da bahia
Então professora vou fazer balanço de abertura data 01/07/2024 referente as informações de 30/06/2024, extrato, caixa, fornecedores, estoque
E partir de 01/07/2024 vou fazer a contabilidade com os devidos lançamentos, já com o balanço de abertura feito
Eu não posso fazer essa contabilidade retroativa, pois a data de abertura foi 20/05/2024 do mei e era outra pessoa a empresária, na data 01/07/2024 que foi feito a transformação do mei para ltda com a troca do sócio administrador. Então eu vou fazer esse balanço de abertura referente ao último dia 30/06/2024 que foi a data do último do mei, pois na data 01/07/2024 já estava como microempresa
@Edilene Ribeiro Professora, seria dessa forma mesmo?
primeira empresa e fico com muitas dúvidas
Professora aproveitando a oportunidade, estou usando o sistema do calima que é grátis, é um sistema bom?
@Joan Brasil Reis de acordo com as informações sua linha de raciocínio está correta.
Quando ao Calima, é um dos bons sistema existentes, a versão grátis é um pouco limitada, mas para iniciar ajudar bastante.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.