Cliente MEI foi excluído do Simples Nacional e não quer fazer contabilidade

TR
    🌱
    🌱 0 pts

Um cliente MEI foi excluído do Simples Nacional dia 31/12/2023 e nem sabia.

Sugeri a ele que agora optasse pelo Lucro Presumido (pelo menos só nesse ano) até ele regularizar as dívidas, para que ele ficasse com tudo regularizado até poder optar pelo Simples. Ele não quer gastar com impostos e nem pagar contabilidade. Ok.

Quais os riscos do cliente que faz isso?

4 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, Thais Rocha;

A prática acima é qualificada como crime de sonegação fiscal. Nesse caso, como o cliente não deseja nenhum serviço, sugiro desvincular a empresa de seu portal em “Meus Clientes - Profissional Contábil” para que não haja quaisquer vinculações ao seu registro profissional às práticas desta empresa.
    De fato é um cenário complicado.

TR
    🌱
    🌱 0 pts

@Paulo H. Pereira eu fui procuradora desse cliente (certificado digital) para conseguir acessar as opções para regularizar as declarações pendentes DCTF e DCTFweb, a procuração é válida até o final de junho... Entrei nesse portal de "Meus Clientes - profissional contábil" e lá não aparece o nome desse cliente... será que está tudo ok?

PP
    🌱
    🌱 0 pts

@Thais Rocha Boa noite, Thais; Bom, como era MEI, acredito que não tenha havido vinculação anterior então. Neste cenário, poderia também revogar a procuração ativa.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.