CLIENTE MEI QUER FAZER EXPORTAÇÃO

TS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Pessoal, estou com uma cliente MEI, ela trabalha com artesanado de colares de corda, e ela está querendo exportar para a Costa rica, como seria a emissão de NF pra exportação do MEI ? e tem algum imposto disso que deve ser pago por fora ? estou sem saber por onde começar.

1 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Tassiane, boa tarde.
    Primeiramente, a empresa deve se habilitar no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) por meio do cadastro no Radar do Siscomex, na modalidade limitada, que é adequada para MEIs. Em seguida, a MEI deve emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de exportação, contendo todas as informações sobre a mercadoria, como descrição, quantidade, valor e o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) dos produtos. No campo de "Exportação, imunidade ou não incidência do ISSQN", deve ser marcada a opção correspondente, pois a exportação de serviços está isenta do ISSQN.
    Após a emissão da NF-e, é necessário elaborar a Declaração Única de Exportação (DU-E) no Portal Único de Comércio Exterior. A DU-E consolida todas as informações da exportação e é obrigatória para o despacho aduaneiro.
    Em relação aos impostos e taxas, o MEI deve recolher o Imposto sobre a Exportação de Produtos Nacionais ou Nacionalizados (IE), cuja alíquota é de 30%, podendo ser ajustada pela Câmara de Comércio Exterior. Além disso, o MEI deve continuar pagando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que já inclui os tributos devidos pelo MEI.
    É importante verificar os requisitos de importação na Costa Rica, como tarifas e regulamentos específicos para o tipo de produto que está sendo exportado.
    Dada a complexidade, eu recomendo uma consultoria individual, exportação possui muitas nuances, que devem ser analisada de perto.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.