CONTABILIDADE PARA O MEI

MF
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia! Estou pegando um primeiro cliente MEI para fazer a contabilidade, e tenho algumas dúvidas. O MEI não é obrigado a emitir NF para pessoa física, como fica os lançamentos contábeis? Lança o serviço mesmo sem comprovação da NF? O que pedir ao cliente, apenas o extrato bancário? E no caso do pagameto em dinheiro?

Outra dúvida, esse MEI não tinha contabilidade anteriormente, como ficam os lançamentos iniciais?

E no ínicio do mês eu solicito os documentos para efetuar os lançamentos contábeis do mês anterior? Ou posso ir lançando conforme o cliente vai enviando?

Agradeço a ajuda.

5 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

Colega no curso de MEI eles dão uma tabela do excel boa pra ti dar pro cliente preencher e te mandar com que recebeu e pagou da uma olhada

LM
    🌱
    🌱 73 pts

Fazer contabilidade do MEI é uma coisa que não entendo como fazer.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Marcela, tudo bem?
    Sobre a primeira pergunta, você pode fazer com base nos recebimentos do seu cliente. Você além do extrato bancário pode também pedir a informação quantos aos recebimentos via caixa (o cliente precisará te fornecer essa informação).

Em cada mês você vai solicitar a documentação do mês anterior. Exemplo: fevereiro você vai solicitar o movimento financeiro de janeiro.

A contabilidade vai ser feita como se faz uma ME. Balanço, Balancete, DRE, pode fazer a distribuição de lucros (é a maior vantagem que o MEI tem se optar pela contabilidade mensal, devido a isenção na declaração do IRPF)…
    Você vai lançar todos pagamentos, recebimentos e após isso fazer as demonstrações…
    Caso tenha empregado, também serão realizadas todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias pertinentes a esse colaborador.

Para esclarecer melhor, recomendo que você assistia as aulas sinalizadas abaixo que deixarei o link:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei-2024/3230553-contabilidade-simples-nacional

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/116845-contabilidade-para-microentidades/2800483-como-tratar-os-casos-de-inexistencia-de-contabilidade-anterior

Quanto a questão do balancete inicial (composição de saldo anterior), conforme é explicado na aula acima, você irá fazer como se estivesse fazendo a contabilidade de uma empresa normal. Será então necessário solicitar ao cliente os extratos bancários, comprovantes de pagamentos, entre outros. Irá contabilizar o capital social e todos outros saldos iniciais da empresa, se for comércio, verificar posição de estoque, lançar saldo de fornecedores a pagar, clientes a receber, impostos a pagar, etc. E partindo desse principio, você irá lançar toda movimentação do seu cliente todos os meses.

O nosso curso voltado para contabilidade de microentidades pode te ajudar muito nesse processo.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.