Contabilidade retroativa MEI

HC
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com um cliente que trabalha de home office como PJ MEI prestando serviço. Eu fiz pela alíquota de presunção para saber a parte isenta de IRPF, porém ficou um rendimento tributável grande que está gerando imposto pra ele pagar.

Gostaria de saber de como é feita a contabilidade para MEI, o que se deve contabilizar: Receita - Despesas - DAS = Lucro e esse lucro posso colocar como isento na declaração se ele for maior e mais vantajoso do que a presunção?

Esse controle pode ser feito por uma planilha?? Precisa estar assinada por algum contador com CRC Ativo para caso futuro o cliente tenha que comprovar para receita?

3 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

Pra fazer a contabilidade do MEI precisa ter CRC ativo, acredito que seja como qualquer outra empresa e tem mais vantagens pelo fato que pode abater as despesas porem tem que contabilizar o que vai ser pago para o contador.

HC
    🌱
    🌱 0 pts

@Julie Anicet Vieira Mais esse processo de contabilizar tem que ser por sistema ou pode ser tudo em planilha? Porque nunca fiz de nenhum MEI.

O processo é mesmo de qualquer outra empresa do simples correto?

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Hugo Leonardo Martins Cavalcante Olá Hugo, completando a resposta da colega acima, a contabilidade será completa, através de sistemas com Balanço, DRE, envio de declarações...

Somente livro caixa não é suficiente para isentar o imposto. Ou seja, a contabilidade é semelhante as demais empresas.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.