Contador MEI

RA
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Sei que posso atuar como CNPJ MEI para serviços de BPO financeiro por exemplo, mas com o meu CRC ativo posso também ofertar a escrituração contábil para MEIs e emitir recibo e declarar no IR como Pessoa Física? (porém manter o CNPJ a parte para os demais serviços financeiros) ou isso pode causar problemas com o CRC ou fisco?

2 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Rute, tudo bem?

Sim, como profissional com CRC ativo, você pode prestar serviços de contabilidade como pessoa física e emitir recibo (RPA) para seus clientes PJ, e posteriormente declarando esses rendimentos no seu IRPF todo ano.

É importante observar:

• Quando o serviço é prestado para pessoa jurídica, o cliente deve reter INSS e IRRF (se houver) sobre o RPA.

• Quando é prestado para pessoa física, não há retenção, mas o profissional (você) deve recolher o INSS como contribuinte individual.

• O MEI pode ser utilizado para atividades de BPO financeiro. No entanto, atividades privativas de contabilidade não podem ser enquadradas no MEI, pois exigem habilitação profissional.

Assim, você pode atuar com o MEI nas atividades de BPO e, de forma separada, como pessoa física para oferecer serviços de contabilidade.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.