Olá Silvia, boa tarde.
A decisão entre corrigir o desenquadramento ou optar pela autodenúncia deve ser baseada no perfil financeiro e na disposição do cliente em resolver a situação de maneira mais direta ou gradual. Ambas as opções são válidas , e é importante que você forneça informações claras e detalhadas ao cliente para que ele possa tomar a decisão.
Espero ter ajudado
Correção de Desenquadramento e Regularização Fiscal
Estou com um caso muito complicado aqui e preciso de um conselho. Um cliente me informou que extrapolou o limite de compras em 2024. Fiz o levantamento do faturamento de 2024 e o desenquadramento de forma retroativa a jan/2024. No entanto, descobri, após conversar com os auditores da Secretaria do Estado, que o limite foi extrapolado em 2021 e não em 2024. Ou seja, o desenquadramento foi feito incorretamente devido a informações omitidas pelo cliente.
Os auditores me deram duas opções:
Corrigir o desenquadramento junto à Receita Federal a partir de janeiro de 2021.
Regularizar perante o Fisco Estadual por meio de uma autodenúncia das receitas de 2021 a 2023.
Estou me sentindo uma péssima por não ter previsto isso, no dia eu expliquei, mas esse cliente disse que era só a partir de 2024.
Gostaria de saber o que vocês recomendam para resolver essa situação.
Agradeço desde já pelos conselhos e orientações.
Respostas da Comunidade (3)
Além das dúvidas sobre a denúncia espontânea, também gostaria de pedir um conselho sobre honorários. Se a cliente optar por fazer o desenquadramento a partir de janeiro de 2021, haverá a necessidade de realizar toda a contabilidade e procedimentos retroativos.
Minha dúvida é sobre a prática de honorários nesse tipo de situação. Se eu cobrar os honorários mensais normais, o valor total vai ser muito alto para a cliente. Como nunca liderei com um caso desse tipo, gostaria de saber por gentileza, qual é a prática comum.
@Silvia Depende de cada profissional, eu normalmente envio a proposta com o valor dos honorários normais com um desconto considerável. Tem profissionais que cobram o valor de uma regularização comum.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.