DESENQUADRAMENTO DE MEI PARA ME

AJ
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia!

Fiz todo o processo de desenquadramento de MEI para ME, agora estou iniciando a contabilidade retroativa de 2022.

Nesse período (2022 até 03/2024), a empresa não possuía nenhum tipo de contabilidade, nem controle de nada.

1 - Minha dúvida seria, como faço com os recebimentos que esse cliente teve durante esse período? As vendas para pessoa física sem nota fiscal? Como devo lançar isso? Devo gerar o DAS em cima desses valores também? Ele também teve algumas vendas para MEI, sem nota fiscal.

2 - No período em questão ele gastou o cartão de crédito da empresa para gastos pessoais, como devo lançar isso?

3 - O sócio utiliza o carro pessoal (que está financiado em nome da esposa dele), para uso da empresa. Posso fazer um contrato para ele realizar essa utilização? Como funciona daí?

*Essas questões de emissão de nota, gastos pessoais no cartão da empresa e outros erros que ele estava tendo, já acertamos e ele começará a fazer corretamente.

1 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Ana, boa tarde.

Entendi suas dúvidas. Vamos analisar cada uma delas:

1. Recebimentos sem emissão de nota fiscal: Se o cliente recebeu pagamentos durante o período sem emitir notas fiscais, esses valores devem ser registrados como receita da empresa. O lançamento contábil consiste em debitar a conta bancária (ou caixa) e creditar a conta de receita. É importante lembrar que o DAS é calculado com base na receita bruta mensal, portanto, esses valores devem ser considerados no cálculo do DAS se foram recebidos enquanto a empresa era MEI.

2. Gastos pessoais no cartão de crédito da empresa: Os gastos pessoais realizados com o cartão de crédito da empresa devem ser registrados como retiradas do sócio. O lançamento contábil envolve um débito na conta de despesas pessoais (ou retiradas do sócio) e um crédito na conta do cartão de crédito.

3. Uso do carro pessoal para atividades da empresa: Se o sócio está utilizando seu carro pessoal para as atividades da empresa, é possível formalizar um contrato de uso do veículo. Esse contrato deve estabelecer as condições de uso, como a responsabilidade pelos custos de manutenção e combustível. O valor pago pela empresa pelo uso do carro pode ser registrado como uma despesa de aluguel de veículo.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.