Desenquadramento do MEI, acima do limite de 20% desde a abertura da empresa/ Regularização dos impostos

MS
    🌱
    🌱 0 pts

Estou iniciando a regularização de uma empresa do MEI e que foi desenquadrada por excesso de receita bruta, dessa forma estou apurando as receitas para gerar os PGDAS dos períodos que estão irregulares. É a primeira vez que faço esse trabalho e estou tendo muitas dúvidas. Cheguei num ponto onde eu travei e não estou conseguindo prosseguir.

Dentro do programa do simples nacional, após marcar a atividade econômica da empresa, abre o campo para preencher a receita, e marcar os tributos correspondentes. Essa parte eu realmente não sei fazer, no meu caso aqui abriu o campo de CSLL, INSS/CPP e IRPJ. Com as opções de “exigibilidade suspensa” ou “lançamento de ofício “. Preciso pegar a legislação de cada tributo para entender se aplica a atividade da empresa? Poderia me esclarecer melhor sobre essa situação ?

Desde já agradeço!

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Maiara, tudo bem?

No nosso curso Rotina Prática para Empresas do Simples Nacional, nós temos uma aula com todo passo a passo de como realizar a apuração do pgdas.

Recomendaria que você assista a aula abaixo para melhor te orientar:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/236228-rotina-pratica-para-empresas-do-simples-nacional/4684017-pgdas

Mas respondendo sobre sua dúvida, no caso do IRPJ/CSLL, essas opções geralmente só são marcadas quando há um processo judicial ou alguma fiscalização/auto de infração, o que acredito que não é o seu caso. Então você não precisa marcar nada ali, apenas informa a receita normalmente.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.