DESENQUADRAMENTO MEI P/ ME ?

AD
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia prezados,

Estou com um MEI, que desenquadrou em junho por excesso de faturamento.

Mal orientado, continuou a emitir NFs, e em 27.12.2023, data que saiu seu registro de ME, emitiu NFs que somaram no ano de 2023 o valor de R$ 389.000,00.

Agora tentou fazer a DASN-SIMEI para pegar a guia complementar de impostos e não conseguiu, mas também não consegue regularizar pelo Simples Nacional, onde consta como Optante.

Ao procurar outro contador a resposta foi que é bastante complicado, mas daria pra resolver; porem não orientaram como deve proceder: documentos, informes, etc e quanto tempo vai levar, guias para pagamento dos excedentes, etc. Péssima orientação

Alguem poderia me dar um passo a passo como devemos proceder? O que posso orientar, por onde começar, e quando pagar para não ser excluido do Simples Nacional?

Obrigada

4 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Alice, boa tarde.

Pelo valor que você está informando, ele ultrapassou em + de 20% do faturamento, nesse caso ele precisa fazer a contabilidade retroativa do ano de 2023, apurar o simples nacional desde janeiro e pagar os impostos com multa e juros.
    Quanto as guias MEI paga desse período, solicite uma restituição.
    Espero ter ajudado

AD
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Edilene

Estamos encontrando dificuldade em fazer o PGDAS-D para apuração dos impostos e regularização. No dia 07.01.2024 a Receita informou que a empresa era optante do SN, porém ontem dia 15,01.2024 não quis aceitar o PGDAS sob alegação da empresa não ser optante do SN ????? Tem idéia do que fazer?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

como está o relatório da situação fiscal?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.