DÚVIDA - LIMITE DE COMPRAS

JZ
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, tenho uma dúvida quanto a aula de limite de compras do MEI.

Lá fica claro que legislação fala que o limite de compras é 80% sobre o faturamento do MEI. Sendo assim, considera-se que se ele faturar 60.000,00 no ano seu limite de compras será de 48.000,00.

Porém, de que forma eu devo fazer esse cálculo do limite de compras, considerando que ainda não possuo o valor exato que será o faturamento anual dele? Se eu considerar os 80% sobre os 81.000,00 que é o limite máximo não estaria condizente com a legislação.

1 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Jornada, tudo bem?

Nesse caso, você pode usar uma projeção proporcional, mês a mês, com base no que o MEI já faturou. Não tem como dar uma resposta exata...

Por exemplo:

Se até junho ele faturou R$ 30.000,00, e o limite anual é R$ 81.000,00, isso representa aproximadamente 37% do total.

Então, o limite proporcional de compras até junho seria:
    R$ 81.000,00 × 37% × 80% = R$ 23.976,00

Esse valor deve ser ajustado mês a mês, conforme o faturamento real for aumentando.

Lembrando que o limite de R$ 81.000,00 vale apenas para MEIs que estavam ativos desde janeiro. Para os que abriram durante o ano, o limite deve ser proporcional ao número de meses em atividade.

Ou então, você também pode fazer o seguinte raciocínio. Vamos usar o exemplo de um MEI que abriu em março/2025:

Limite total que pode faturar este ano - R$ 67.500,00.

Esse é o seu limite de faturamento total para esse ano 2025.

80% disso, ou seja, o limite total de compras para este ano seria R$ 54.000,00.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.