DÚVIDA MEI

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, uma cliente entrou em conta pela seguinte situação.

Ela tem um caminhão em nome dela, e então o contador fez um MEI CAMINHONEIRO no nome dela, mas quem viaja é o marido dela.

A orientação que eu dou é ela colocar ele como funcionário ou ele abrir um MEI no nome dele, pois ele no final não contribui para o INSS e ela gostaria que ele contribuísse.

Mas ela me passou, que as cargas são emitidas no nome dele. Então posso reencomendar a ela abrir um MEI CAMINHONEIRO no nome dele? Só que ele é socio de uma empresa, então não vou conseguir abrir no nome dele, a recomendação seria mesmo ele ser funcionario dela, correto?

Qual orientação eu devo dar?

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá João Vitor, boa noite.
    Para ser MEI Caminhoneiro, a pessoa não pode ser sócia, titular ou administradora de outra empresa. Portanto, o marido dela não pode abrir um MEI Caminhoneiro se ele já é sócio de outra empresa.
    A melhor opção seria contratar o marido dela como funcionário. Dessa forma, ele contribuirá para o INSS e terá todos os direitos trabalhistas garantidos.
    As cargas devem ser emitidas no nome do MEI Caminhoneiro (no caso, no nome dela). Como ele será funcionário, ele pode realizar as viagens e o transporte das cargas em nome da empresa dela.
    Espero ter ajudado

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@João Vitor Farias De Souza Um MEI caminhoneiro que possui um funcionário precisa contratar serviços de medicina do trabalho. De acordo com as normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), é necessário elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) se a atividade apresentar grau de risco 3 ou 4. Esse programa deve ser elaborado por um médico do trabalho.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.