Dúvida sobre a aula "Rendimentos Isentos e Tributáveis" no curso "Curso Prático de MEI 2024"

ST
    🌱
    🌱 0 pts

Na aula, a Prof.ª Milane Albuquerque explica que o Microempreendedor Individual (MEI) que conta com um contador responsável pela empresa e realiza a escrituração contábil tem todos os seus rendimentos isentos, o que significa que não precisará pagar Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A professora menciona brevemente o conceito de escrituração contábil, presumindo que os alunos já tenham aprendido esse conceito na faculdade.

No entanto, eu não tive essa formação acadêmica, pois não sou contadora nem estudante de contabilidade. Comprei o curso por ser gerente de contas em uma agência bancária e desejo compreender integralmente a documentação, obrigações e contabilidade tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Minha dúvida persiste: o que exatamente significa escrituração contábil?

2 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

KK
    1.106 pts

Olá! Bom dia Sâmya.

A escrituração contábil são todos livros contábeis como Diário e Razão, feitos por um contador.

Ou seja, são os mesmos livros entregues por todas as empresas.

Temos na escola vários cursos direcionados ao conhecimento dessas obrigações.

Segue link:

📌 Setor Contábil · Contabilidade Facilitada

Espero ter ajudado.

D
    🌱
    🌱 0 pts

Também tive essa dificuldade de entendimento, Pois na aula da profa. Milane, entra na contabilização e obrigações acessórias do ME, considerando que a empresa não é mais MEI. a escrituração é a mesma, mas tem de enviar SEFIP, DCTFWEB, E-social, enfim não ficou claro.
    Tabém busco esse esclarecimento.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.