Frustrada com os MEIs

TR
    🌱
    🌱 0 pts

Oi Contadores…

Não sei se fiz errado: preciso de um esclarecimento por favor!

Uma moça designer de sobrancelhas (MEI), já até citei o caso dela anteriormente, pediu para eu fazer a declaração anual do MEI dela, somei os extratos dela de 2023 que ela em passou e enviei a declaração valores totais de entreda via PIX deu R$ 89.000 (ou seja passou de 81 mil)

Quinta-feira agora, depois de eu ter enviado e gerado a DARF ela veio me falar que os 10.000 era de um consórcio de dinheiro que ela fez em um grupo de WhatsApp (obs: o dinheiro todo ia para a gestora do consórcio ‘pessoa física’ e a pessoa física devolveu pra ela em 2023). Falou que eu deveria ter enviado a declaração como 79.000

Comversei com ela sobre a gente dar entrada no processo no Ecac e pedir que eles considerassem o vamor como um investimento e não como um faturamento do MEI. Mandei o modelo de petição e tudo mais para ela assinar e eu mandar no Ecac (ela não assinou)

Hoje ela veio me falar que outra contadora disse pra ela que é só rerificar a declaração para 79 mil, que está tudo certo, que não precisa ela justificar que não vai dar em nada.

Eu fiz algo errado? Segui as orientações de vocês!

Essa outra contadora está certa? Não vai dar problema pra ela?

Agora estou aqui frustrada, ela tá chateada achando que eu tava querendo desenqudrar ela a força do MEI….😑🙄

3 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thais boa noite.

Entendo a situação e a frustração que você está sentindo. Vamos esclarecer alguns pontos juntos:

Você fez a declaração com base nos valores que sua cliente informou, totalizando R$ 89.000. No entanto, ela mencionou depois que R$ 10.000 desse montante são provenientes de um consórcio. A declaração precisa refletir a realidade dos fatos, e é importante que os valores estejam corretos.

O valor do consórcio não deve ser considerado como faturamento do MEI. Sua cliente pode retificar a declaração para o valor correto, que seria R$ 79.000, excluindo o consórcio. Para isso, ela deve acessar o DASN-SIMEI no e-CAC e fazer a correção.

Ela pode retificar a declaração informando o valor correto de R$ 79.000. Não é necessário justificar o motivo da retificação, mas é importante que os dados estejam corretos. A retificação é uma prática comum e não deve gerar problemas se feita dentro do prazo.

A orientação da outra contadora parece estar alinhada com a correção necessária. No entanto, é sempre bom ter cuidado e garantir que a declaração reflita a realidade.

Explique à sua cliente que você está buscando a correção para evitar problemas futuros. Reforce que seu objetivo é ajudá-la e não prejudicá-la. Erros acontecem, e o importante é encontrar a solução correta. Seja transparente com sua cliente e mostre que você está agindo de acordo com as informações disponíveis.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.