Mei

BA
    🌱
    🌱 0 pts

Eu tô estudando sobre o mei ultrapassar o limite de faturamento, e eu não consegui entender como q funciona se ele ultrapassar o limite proporcional. Qual seria esse limite proporcional? R$ 81.000,00? Mas e sobre o mei ultrapassar o limite em até 20% ou mais de 20% ? Eu não entendi, alguém pode me ajudar com isso?😭😭

3 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

AR
    🌱
    🌱 0 pts

consigo te ajudar.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Bruna

A regra é que o MEI pode faturar até 81Mil no ano (12 meses aberto, se foi aberto dentro do ano, o valor é proporcional ao tempo de abertura, mas apenas no primeiro ano, a partir do segundo ano, o limite já é 81mil).

Se esse MEI dentro dos 12 meses Faturar mais que 81mil, mas não ultrapassar 20% a mais dos 81Mil, ou seja, Faturar até 97.200 (81.000 + 20% = 97.200) só terá a data do Desenquadramento a partir de Janeiro do próximo ano calendário.

Mas se esse MEI ultrapassar em mais de 20%, ou seja, faturar mais que 97.200 no ano, o desenquadramento é retroagido a Janeiro desse mesmo ano.

Ex.

1. MEI em 2024 Faturou 97.200,00, em Janeiro de 2025 já não é mais MEI

2. MEI aberto em 2024 Faturou 100.000, o Desenquadramento será a partir de Janeiro de 2024 pois Faturou mais que 20%

Espero ter ajudado.

BA
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura muito obrigada, consegui entender isso. Mas no curso do Mei pro, tem uma parte que fala sobre receita bruta acumulada no ano anterior e sobre ultrapassar o limite proporcional. Isso eu não consegui entender nada sobre

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.