MEI DESENQUADRADO

IM
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, meu cliente foi desenquadrado, já informei o desenquadramento e fiz a transformação para ME. Os DAS retroativos virão na multa correto? não preciso voltar apurando mes a mes de 2023?
    Outra coisa, Entrei no portal do simples nacional e quando vou emitir o Das desse mes me pede as receitas anteriores desde 2022, preencho tudo conforme foi ou deixo zerado?

7 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Ingrid

Se o motivo de desenvolvimento retroagiu a contabilidade para Janeiro, é você que irá apurar mês a mês a guia para pagamento (pode solicitar o parcelamento dos débitos em aberto dessa apuração).

Esse MEI teve a data de Desenquadramento no dia 01/01/2023?

IM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura entendi, então só reapurar 2023 todo com os valores das receitas mês a mês normalmente e pedir para parcelar esses débitos que vão ficar em aberto, certo? Pois fui tentar enviar a declaração anual para gerar a multa e não me permite enviar pois excedeu os 20% e também não me permite mais acessar o portal de desenquadramento pois ele já é uma ME agora aí fiquei com essa dúvida

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Isso mesmo Ingrid. Se o Desenquadramento retroagiu para Janeiro/2033, você irá apurar mês a mês e depois parcelar.

Como não é mais Mei o sistema não libera o acesso.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Ingrid, vai no Portal do Simples Nacional - SIMEI e consulta o enquadramento dele, para saber qual data que ele foi desenquadrado.

https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/aplicacoes.aspx?id=22

IM
    🌱
    🌱 0 pts

No dia 30/11/2023 em 01/12/2023 ele já estava desenquadrado

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Ingrid Mayer Nesse caso os valores de receitas a informar nos meses anteriores (2022) será o do Faturamento como MEI. Sistema pede essa informação para saber a RBT12, que é fundamental para definir a alíquota.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.