mei desenquadramento

DC
    🌱
    🌱 0 pts

se eu desencadrar o mei com o meu limite de 81.000,00 , poderei fazer nota mesmo passando de 81.000,00 ?

7 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Daniel

Após Desenquadramento a empresa irá para ME, logo poderá faturar mais que os R$ 81.000,00.

Espero ter ajudado.
    DC
    🌱
    🌱 0 pts
    Perguntei errado , se eu fiz 81.000,00 , e desenquadrar do meu , posso continuar fazendo nota do mesmo ano ?
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
     Poderá sim, mas a tributação irá mudar, ao invés de recolher a guias fixa do MEI, será preciso apurar o Imposto e emitir a Guia para pagamento.

DC
    🌱
    🌱 0 pts
    Ou seja , terá que abrir uma nova categoria de empresa , e fazer a nota correto ,? Não posso simplesmente fazer a nota e recolher no carnê leão , pois é cnpj
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
     o que irá acontecer...
    Esse MEI ao solicitar o Desenquadramento, passa a ser ME e regime de tributação pelo Simples Nacional.

Nessa nova forma de Tributação o imposto será recolhido sobre o Faturamento. 

Estando no MEI ou fora, essa empresa pode emitir a Nota Fiscal, mas se tiver dentro do MEI e o valor da nota  ultrapassar o limite, é preciso cuidado pois pode a Receita notificar por excesso de Faturamento e solicitar que a empresa faça seu desenvolvimento retroativo a Janeiro.

Diante do que já foi dito, entendo que ao emitir a Nota Fiscal, o Faturamento do Mei irá ultrapassar o valor de R$ 81.000,00, certo?
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Nesse caso, se o valor não for superior a 20% do limite , ou seja , superior a R$ 97.200,00 a empresa continuará como MEI até dezembro e em Janeiro/2024 será desenquadrado. Mas se ultrapassar esse valor, a empresa terá que retroagir o Desenquadramento para Janeiro/2023.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.