MEI DÚVIDA SOBRE NOTA/RECIBO

JM
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia,

Sei que MEI não é obrigado a emitir nota fiscal, a não ser se for venda/serviço para outra pessoa jurídica, ou se a PF exigir. Porém, neste caso, o que o cliente pode fornecer ? Um recibo ? Qual sugestão ?

6 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, Jeniffer; Quando trata-se dos documentos fiscais do MEI, o mesmo fala da desobrigação, apenas. Porém, ainda continua valendo o fato de que o documento fiscal é utilizado para garantia de produto/ serviço, assim como a comprovação para manutenção e assistência técnica.

O comprovante de pagamento continua sendo o comprovante da transferência, pix, impresso da máquina de cartão e etc.

JM
    🌱
    🌱 0 pts

@Paulo H. Pereira, certo! O cliente revende mercadoria. Ele quer emitir nota fiscal, pode ser no emissor gratuito? E as notas de compras ? Como podemos dar entrada ? Aí teria que ser um programa próprio ?

PP
    🌱
    🌱 0 pts

@Jeniffer Mairy Isso, isso. No próprio sistema emissor há um MDF que apresenta a relação de notas emitidas para o CNPJ de seu cliente (Danfe de Compra) com a possibilidade inclusive de levantamento de estoque e custo das mercadorias.

JM
    🌱
    🌱 0 pts

@Paulo H. Pereira ah legal! E com essas notas de entrada contra o cnpj, se eu quiser fazer nota de devolução eu também consigo ? Referente a essa nota de compra (entrada). ?

PP
    🌱
    🌱 0 pts

@Jeniffer Mairy Sim, sim. Todas as operações pertinentes (Venda, devolução e etc). É bem completo. A observação é sobre o Certificado Digital e ao credenciamento junto a SEFAZ.

JM
    🌱
    🌱 0 pts

@Paulo H. Pereira tudo isso pelo emissor gratuito da SEFAZ ? Sim o certificado digital, ela já está providenciando.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.