MEI e a declaração de IRPF

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite pessoal, tenho cliente que acho que precisará declarar o imposto de renda na pessoa física, minha dúvida é o seguinte:

Se o cliente teve faturamento de R$ 80 mil sendo sua atividade comércio, não possui contabilidade; Eu sei que é 8%, logo no rendimento isentos e não tributáveis irei colocar R$ 6.400,00, isso entendi.

Então se ele faturou R$ 80 mil subtraio R$ 6.400 (lucro) e dar um valor de R$ 73.600 logo ele é obrigado a declarar IR pois ultrapassou o limite, correto? Devo fazer esse cálculo para verificar se ele é obrigado a declarar o IR?

Obs: assisti as aulas de MEI e DIRPF, mas não ficou 100% esclarecido para mim.

Obrigada!

5 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Amanda, tudo bem?
    Você pode sim fazer este cálculo para saber se ele é obrigado declarar IR e nesse caso, seria.
    Mas para ficar ainda mais claro para você como funciona o IRPF para MEI, sugiro que assista a live abaixo que foi realizada na semana passada pelo professor Liam, que foi bem esclarecedora sobre esse tema:

https://www.youtube.com/watch?v=Qy1pC9oO0d0

Na aba do MEI PRO, também temos a calculadora pra facilitar nesse cálculo:
    https://acesso.contabilidadefacilitada.com/calcular-ir?mei=yes

Espero ter ajudado!

AS
    🌱
    🌱 0 pts

Obrigada!! Irei assistir a live :D

EP
    🌱

Aproveitando a duvida da Amanda, como ficaria os lançamentos das despesas nesse caso do MEI?
    Ja que se o cliente for pagar IR proporcional a 73.600,00 seria um valor extremamente alto, correto ?

* Eu assisti a Live e tive duvida quanto as despesas do MEI no IRPF

EP
    🌱

@Victor Benetti Mais tem os Custos que o cliente teve com os mantimentos para manter sua casa, carro ( Receita consumida)… até pq é um MEI…nao vale a questão do Bom Senso ?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.