O MEI pode ser desenquadrado durante o percurso, exemplo se abrir hoje o MEI no ano de 2024 vai poder faturar R$ 33.750,00 se passar dois meses e ele ultrapassar faz o desenquadramento uma ideia. Não precisa baixar o MEI e abrir um outra empresa.
Mei para ME
Oi pessoal, bom dia, estou com um cliente que quer abrir uma ME, mas seu movimento atual é bem baixo, mas ele tem em vista de se alavancar muito rapido, porem tem medo que nao de certo…
Gostaria de saber o que seria mais viável nesse caso, abrir um MEI e assim que realmente a empresa parecer ser saudável mudar para ME ou abrir direto uma ME… qual essas opção seria mais rápida, visto que o cliente pode se alavancar muito rápido e precisa emitir NF-e para poder receber o valor trabalhado
1) No caso de mudar de MEI para ME seria mais burocrático de demoraria mais ?
2) Dar baixa no MEI e logo em seguida abrir uma ME ?
Respostas da Comunidade (6)
Olá Eduardo, tudo bem?
Conforme nossa colega citou anteriormente, você também deve levar em conta que se o seu cliente abrir o MEI agora, o faturamento dele será proporcional.
Portanto, se vocês já estão cientes que ele irá atingir muito rápido esse limite de faturamento, entendo que seria mais interessante abrir a ME mesmo. Mas, tudo precisa ser analisado por vocês.
Quanto ao processo de desenquadramento x baixa e abertura de novo CNPJ, acredito que ambos levariam o mesmo prazo.
O que pode acontecer é ele precisar manter um CNPJ em aberto e não poder ficar um “tempo” sem um CNPJ, como seria no caso dele baixar o MEI pra abrir um novo como ME. E se ele for abrir outro CNPJ também, mudará o número do CNPJ e terá que fazer novas contas bancárias do novo CNPJ, cancelar as antigas…
Então, também precisa ser levado em consideração tal questão.
Caso ele não posso ficar nenhum momento sem um CNPJ ativo, a melhor opção seria desenquadrar.
Espero ter ajudado!
@Thamires Gomes haaa sim, entendi…mas no caso por parte da burocracia de abrir uma ME ou de passar para MEI para ME…qual delas seria a opção mais rápida ?
Sendo MEI quando quero me densequadrar para ME não tem uma regra do SN que o prazo para passar para o SN seria apenas em janeiro?? ou quando MEI para ME pode ser em qualquer data?
@Eduardo Noronha Villela Paranaíba Particularmente, considero abrir a ME menos burocrático.
@Eduardo Noronha Villela Paranaíba O MEI já faz parte do simples nacional. Então, quando desenquadrado se é uma atividade que pode ser mei e/ou simples nacional, quando você desenquadrar, ele já estará no simples nacional (lembrando, caso não haja nenhum impedimento para ele ser do SN).
Espero ter ajudado!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.