MEI PRO

AF
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde! Tenho clientes MEI que presto serviços pontuais, isto é, declaração anual, atualização de boletos, etc. Falei sobre uma ferramenta que posso está disponibilizando a eles (MEI PRO) e que cobrarei um valor mensal referente a essa contabilidade, alguns desses clientes já me informou que tem interesse. Contudo, agora meio que estou perdido nos próximos passos que devo fazer. Até porque ainda tenho muitas dúvidas sobre como fazer usar o MEI PRO. 😞

9 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (9)

TG
    🌱
    🌱 33 pts
    Olá Akelysson, tudo bem?
    Qual seria a sua dúvida em relação ao uso da ferramenta?

Aguardo retorno para tentar te ajudar.
    Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts
     em realação a essa ferramenta eu vi que podemos informar o e-mail do cliente nesse casso ele faz um cadastro onde temos o controle isso?
    TG
    🌱
    🌱 33 pts
     Olá! Tudo bem?
    Você mesma quem fará o cadastro das informações para o seu cliente.
    E pode oferecer pra ele o serviço de acompanhamento mensal do financeiro do seu cliente, como citei acima para o colega Akelysson.
    E neste caso você pode disponibilizar um link para o seu cliente acompanhar também.
    Todas essas informações estão na Aba do MEI Pro.
    Sugiro explorar a ferramenta, pois é bem rica de informações sobre o MEI.
    image.png
    Indico também, que assista a live abaixo, onde o professor orienta os serviços que podem ser prestados para o MEI:

Espero ter ajudado!

AF
    🌱
    🌱 0 pts
    Bom dia! Qual seria exatamente a contabilidade mensal para o MEI, apenas o livro-caixa? O próprio cliente deverá fornecer informações para mim ou ele deve informar direto na plataforma. Qual valor que vcs dão de sugestão para cobrar ?
    TG
    🌱
    🌱 33 pts
     Olá! Tudo bem?

Então, tudo depende do serviço que você vai oferecer para o seu cliente. 
    Através da plataforma você conseguirá realizar o controle financeiro para ele. Onde, ele te passa as informações, você registra e faz o controle financeiro para ele (e aí você poderá passar o link de acesso para que ele acompanhe tudo isso).
    Quanto a fazer a contabilidade mensal e fazer distribuição de lucros, entre outros, você precisaria neste caso de um sistema contábil para tal.

Sobre a outra pergunta do valor é muito relativo, não tem uma tabela específica.
    Você terá que avaliar o movimento do seu cliente, sua região quanto cobram e você pode definir o valor da sua hora também pra te ajudar nessa questão.
    Eu particularmente, cobraria em média R$250 para fazer esse controle financeiro mensal para uma empresa MEI.

Sugiro que você assista nosso curso de MEI, tenho certeza que conseguirá esclarecer qual será o melhor serviço para o seu cliente:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/91999-curso-pratico-de-mei

Espero ter ajudado!
    AS
    🌱
    🌱 0 pts

Sobre a contabilidade completa para o MEI eu tenho algumas dúvidas.  A contabilidade seria entregue como se fosse uma ME? Obrigações acessórias, demonstrações contábeis com as evidenciações de lucro e distribuições, escrituração contábil, prolabore e recolhimento de INSS e IRPF se for o caso.. ? 
    TG
    🌱
    🌱 33 pts
     Olá, tudo bom?
    A contabilidade vai ser feita como se faz uma ME. Balanço, Balancete, DRE, pode fazer a distribuição de lucros (é a maior vantagem que o MEI tem se optar pela contabilidade mensal, devido a isenção na declaração do IRPF), pró-labore você pode definir com o seu cliente 1 salário mínimo (uma vez que a guia do MEI que seu cliente paga mensalmente é sobre 1 salário mínimo) e quanto ao IRPF pessoa física, muito provável que ele terá uma declaração com isenção de imposto.
    Já que a renda tributável será o pró-labore (neste exemplo, 1 salário mínimo por mês) e no mais será considerado distribuição de lucros para ele.
    Mas para o seu cliente poder fazer isso, precisa fazer  a escrituração contábil mensal, como se fosse qualquer outra empresa normal.
    Lançar todos pagamentos, recebimentos, fazer as demonstrações (balancete, balanço, DRE em um sistema contábil) e ter um contador responsável pela empresa.

Quanto as obrigações, seguem as mesmas que o MEI já possui. Enviar anualmente a DASN-Simei e pagar a guia do Das mensalmente.

Caso você ainda não tenha assistido o nosso curso completo para o MEI, te sugiro assistir. Tem um conteúdo muito bom e completo a respeito:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/91999-curso-pratico-de-mei

Espero ter te ajudado!
    AS
    🌱
    🌱 0 pts
     Muito obrigada, pelas informações.

Outra dúvida, Escrituração contábil.. os livros fiscais eles foram substituídos pela entrega do SPED né. No caso do MEI precisa registrar esses livros ou enviar o SPED?  

Pois, essa parte de controle de recebimentos, extrato bancário, nota fiscal de serviço, emissão da nota por receita ao prestador do serviço PJ. Tudo isso eu já controlo no sistema contábil, Balancete, razão e final do ano gerar o BP. Mas, não estava fazendo essa parte do pró-labore do MEI, que é tranquilo de incluir na rotina. Estava preocupada era com as entregas das obrigações como DEFIS, Sintegra, SPED..  
    TG
    🌱
    🌱 33 pts
     Olá, tudo bem?

Então, o MEI não tem a obrigatoriedade de entregar a ECD, mas se você achar melhor para fins de autenticação, pode enviar sim viu.
    E sobre registrar o livro diário na junta comercial, cada junta tem uma regra para autenticação dos livros, é bom verificar na junta do seu estado qual o procedimento para o registro dos livros respectivos. E se a mesma registra. Se não, pode enviar a ECD mesmo.
    Geralmente a Junta Comercial fornece um passo a passo de como autenticar esses livros. E é obrigatório somente o envio do livro Diário, mas poderá ser enviado também a Razão, lembrado que a taxa é cobrada por livro.

Na nossa aba do MEI PRO tem várias dicas a respeito, depois da uma olhadinha também que pode te ajudar:

https://acesso.contabilidadefacilitada.com/tutorial?is=autenticacao

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.