MEI, quase estourando o limite.

KG
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!! Tenho uma cliente que é MEI segmento de salão de Beleza, só que recebe valores altos provenientes da renda do pai que é caminhoneiro, e o caminhão está no nome da cliente. Neste caso não podemos abrir uma atividade secundária no MEI dela pois a atividade de salão de beleza não tem nada de ligação com caminhão. Ela quer da baixa no MEI., pois está com receio desses valores interferir e vier a ser autuada pelo fisco. Como orientar essa cliente?alguem 🙏🏻

6 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

Uma ideia transferir o caminhão para o pai e abrir um MEI caminhoneiro para o pai, ou se não tiver problema deixar o caminhão no nome dela e abrir o MEI caminhoneiro para o pai, essa segunda opção já não sei se da dai vem uma duvida minha também para o curso?

KG
    🌱
    🌱 0 pts

@Julie Anicet Vieira o pai não pode ter nenhum bem, e movimentar nada em seu nome. O filho morreu de acidente de caminhão recentemente, estava no nome do pai, estão tendo problema para receber a indenização o outro caminhão teve perca total. Por isso o motivo da cliente está recebendo esses valores. A minha dúvida é esses pix das cargas pode atrapalhar ela, o MEI?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Katia, tudo bem?

Uma opção seria o pai da sua cliente abrir um MEI Caminhoneiro e ela faz um contrato de aluguel com o Pai (já que o caminhão é nome dela), e então, o pai dela passa a receber na conta em nome dele os valores provenites do seu trabalho.

Mas devido a segunda situação que você citou abaixo, o que poderia então ser feito, é sua cliente considerar essa outra “receita”, como uma renda autônoma. Então, ela preencheria o carnê leão dessa renda mesalmente, recolheria os impostos (INSS e IRRF) e fazia o controle certinho daquilo que é do MEI e do que é da outra fonte de renda.

Espero ter ajudado!

KG
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes, como é feita a retenção Desse INSS? Emite pelo SAL? E qual código seria? E como fazer esse controle da outra renda do caminhão? Tem como me orientar?

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Katia Ferreira Guedes Olá, tudo bem?

Indico que assista nosso curso de autônomos completa, pois, será uma informação mais completa para passar para sua cliente caso ela opte por isso. No curso será explicado sobre o INSS e IRRF.

O controle é controle financeiro. Caso sua cliente não faça, será necessário ela fazer. Controlar os valores que entram em sua conta bancária e separar aquilo que é MEI e aquilo que é renda autônoma.

Abaixo, segue o link do nosso curso de autônomos:
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/152278-como-atender-autonomos-e-profissionais-liberais

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.