Olá pessoal! Pra eu prestar serviços de consultoria pra Meis eu não posso ser mei é isso?

PP
    🌱
    🌱 0 pts

Teria algum Cnae que se encaixaria? Ou eu preciso ser autônoma mesmo?

No caso eu sendo autônoma o meu cliente precisaria emitir o RPA?

2 respostas5 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Pamella, boa noite.
    Para prestar serviços de consultoria, é importante entender as limitações e possibilidades legais, especialmente se você está considerando atuar como Microempreendedor Individual (MEI). A legislação do MEI permite apenas atividades específicas, e muitas atividades de consultoria não estão incluídas nessa categoria. Por exemplo, consultorias empresariais, financeiras e jurídicas geralmente não são permitidas para MEIs. Portanto, é essencial verificar a lista de atividades permitidas no Portal do Empreendedor. Caso a atividade de consultoria desejada não seja permitida para MEI, existem alternativas viáveis. Uma delas é atuar como profissional autônoma. Nesse caso, você precisará se registrar na prefeitura e obter um alvará de funcionamento. Atuar como autônoma implica que seu cliente precisará emitir um Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) para formalizar o pagamento pelos serviços prestados. O RPA comprova o pagamento e é utilizado para calcular e recolher os impostos devidos.
    Outra opção é abrir uma microempresa (ME), que permite uma maior variedade de atividades, incluindo consultoria. A abertura de uma ME pode oferecer mais flexibilidade e oportunidades de crescimento, além de permitir a contratação de funcionários e a expansão dos serviços oferecidos.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.