Pessoal boa tarde, minha primeira cliente com divida ativa, estado Rio de Janeiro, aparece que a divida de icms foi para o estado, alguém pode me dizer como faz para pagar? E se não for pago qual as consequencias?

DS
    🌱
    🌱 0 pts
    2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

DS
    🌱
    🌱 0 pts

Alguém pra me ajudar? Não sei com faz pra conseguir assistência sobre esse assunto, ninguém me responde? @adm

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Debora, boa noite;

Para pagar a dívida ativa de ICMS no estado do Rio de Janeiro, você deve emitir um DARJ (Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro) pelo site da Procuradoria Geral do Estado. Para isso, é necessário ter em mãos os números do CNPJ/CPF do contribuinte. O pagamento pode ser feito na rede de bancos credenciados.

Se a dívida não for paga, as consequências podem incluir a incidência de multas e juros de mora, que podem aumentar consideravelmente o valor da dívida original. A dívida pode ser inscrita em dívida ativa, sujeitando-a à cobrança pela Procuradoria Geral do Estado ou pelos órgãos estaduais e municipais competentes. Em casos extremos, pode levar à penhora de bens da empresa ou dos sócios e até mesmo à falência. É importante resolver essa dívida o quanto antes para evitar essas consequências negativas.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.