Sou contador com CRC, mas não atuo na área. Posso abrir MEI para contribuir ao INSS?

MB
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal!

Sou formado em Ciências Contábeis, tenho registro ativo no CRC pronto caso passe num concurso público, mas não exerço a profissão de contador. Tenho interesse em contribuir para o INSS e pensei em abrir um MEI apenas para isso.

Minhas dúvidas são:

* É possível abrir MEI mesmo tendo CRC ativo, mas sem atuar na área de contabilidade?

* Se sim, não dará nenhum problema já que o registro está ativo?

Agradeço se alguém puder esclarecer!

2 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

JS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá Maria, tudo bom?
    Se me permite gostaria de apresentar meu parecer a sua dúvida…

De acordo com a Resolução CGSN Nº 140, de 2018, há algumas atividades que são permitidas para o microempreendedor, mas não todas, inclusive a atividade de contador, outro quesito é não ser sócio ou responsável por outra empresa.
    Diante disso, podemos concluir que você até pode abrir um CNPJ MEI, mas com outra atividade que seja permitida na Lei e não ligada a contabilidade. E é crucial que não tenha CNPJ ativo em seu nome.

Espero ter ajudado!

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Maria, tudo bem?

Complementando a resposta do nosso colega: se você pretende abrir um MEI para exercer uma atividade diferente da contabilidade, não há problema.

Sobre o concurso público, é importante verificar o edital, pois alguns não permitem que o candidato tenha MEI ativo.

Em relação ao INSS, o MEI contribui apenas sobre um salário mínimo e aposentadoria por idade.

Por isso, avaliaria com cuidado se abrir um MEI seria realmente a melhor opção no seu caso.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.