Olá Maria, tudo bom?
Se me permite gostaria de apresentar meu parecer a sua dúvida…
De acordo com a Resolução CGSN Nº 140, de 2018, há algumas atividades que são permitidas para o microempreendedor, mas não todas, inclusive a atividade de contador, outro quesito é não ser sócio ou responsável por outra empresa.
Diante disso, podemos concluir que você até pode abrir um CNPJ MEI, mas com outra atividade que seja permitida na Lei e não ligada a contabilidade. E é crucial que não tenha CNPJ ativo em seu nome.
Espero ter ajudado!
Sou contador com CRC, mas não atuo na área. Posso abrir MEI para contribuir ao INSS?
Olá, pessoal!
Sou formado em Ciências Contábeis, tenho registro ativo no CRC pronto caso passe num concurso público, mas não exerço a profissão de contador. Tenho interesse em contribuir para o INSS e pensei em abrir um MEI apenas para isso.
Minhas dúvidas são:
* É possível abrir MEI mesmo tendo CRC ativo, mas sem atuar na área de contabilidade?
* Se sim, não dará nenhum problema já que o registro está ativo?
Agradeço se alguém puder esclarecer!
Respostas da Comunidade (2)
Olá Maria, tudo bem?
Complementando a resposta do nosso colega: se você pretende abrir um MEI para exercer uma atividade diferente da contabilidade, não há problema.
Sobre o concurso público, é importante verificar o edital, pois alguns não permitem que o candidato tenha MEI ativo.
Em relação ao INSS, o MEI contribui apenas sobre um salário mínimo e aposentadoria por idade.
Por isso, avaliaria com cuidado se abrir um MEI seria realmente a melhor opção no seu caso.
Espero ter ajudado!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.