Uma duvida sobre compras

Julie Anicet Vieira
    📘
    📘 231 pts

Tenho um cliente MEI que quando chegou em mim já tinha dado baixa em um MEI e aberto outro com uma diferença de 6 meses entre um e outro, isso de baixar um e abrir outro foi em 2022 e eu peguei ele como cliente em outubro/2023.

Pedi pra ele agora pra fazer a declaração anual os que ele recebeu de PIX e as compras que ele fez e deu o CNPJ do MEI pra comprar pra minha surpresa em uma empresa que ele tem cadastro ele fez compras no CNPJ da empresa que deu baixa em 2022 e as compras foram 2023 como proceder nessas situações?

OBS: Não tenho ainda CRC e acho que vou ter que passar ele para um colega que tenha pois ainda o governo não desenquadrou ele porem tem mais de 70mil de compras e muito mais de 80mil de PIX que recebeu na conta de pessoa física.

1 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Julia, boa noite.

A situação que você descreveu envolve algumas questões complexas de contabilidade e tributação para o MEI. Aqui estão algumas orientações gerais que podem ajudar a esclarecer a situação:

1. Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI): O MEI deve declarar o faturamento anual através da DASN-SIMEI, considerando apenas as operações realizadas sob o CNPJ ativo.

2. CNPJ Baixado: Transações realizadas em nome de um CNPJ que já foi baixado podem gerar complicações, pois o CNPJ não deveria mais estar ativo para operações comerciais. É importante regularizar essa situação junto à Receita Federal.

3. Recebimentos via PIX: A Receita Federal tem monitorado os recebimentos via PIX para verificar se o faturamento do MEI ultrapassa o limite permitido, que atualmente é de R$ 81 mil por ano. Ultrapassar esse limite pode levar ao desenquadramento do MEI do Simples Nacional.

4. Compras no CNPJ Baixado: Se houve compras registradas no CNPJ baixado, isso pode indicar um erro que precisa ser corrigido. O ideal seria que todas as transações comerciais fossem realizadas sob o CNPJ correto e ativo.

5. CRC e Contabilidade: Como você mencionou não possuir o CRC, seria prudente encaminhar o caso para um contador habilitado que possa oferecer uma orientação mais precisa e ajudar na regularização das declarações e possíveis pendências fiscais.

6. Desenquadramento: Se o MEI ultrapassou os limites de faturamento, é necessário avaliar a situação e possivelmente realizar o desenquadramento, seguindo os procedimentos adequados para evitar problemas futuros com a Receita Federal.

7. Documentação: Mantenha toda a documentação relacionada às transações, incluindo notas fiscais, comprovantes de PIX e registros de compras, para facilitar a comprovação e regularização das atividades do MEI.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.