🆘AJUDA🆘 Cliente MEI excluído do Simples Nacional por inadimplência - Como proceder?

JV
    🌱
    Jefté Vieira
    🌱 0 pts

Tenho um cliente que era MEI e a partir de 2026 foi excluído do Simples Nacional por falta de pagamento dos DAS. Agora ele:

→ Perdeu o status de MEI
    → Não é mais optante pelo Simples Nacional perdeu o prazo
    → Pendências fiscais acumuladas já fiz o parcelamento.
    Qual o próximo passo?
    O que pode ser feito para ajudar o cliente?

Já agradeço a ajuda!

4 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

DS
    🌱
    🌱 0 pts

37 98409-7345

Me chama la.

Mas precisa realizar as obrigações de uma empresa normal agora.

RA
    🌱
    Rebeca Ariza
    🌱 0 pts

Penso eu… ou da baixa nessa empresa e abre uma outra dentro do simples ja. Ou dá seguimento com ela, entregando as obrigacoes fiscais mensais, trimestrais e anuais.

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, bom dia! Como vai?

Por ter perdido o prazo para voltar ao Simples e ao MEI, que encerrou em 31/01, a empresa torna-se uma empresa normal, podendo optar pelo Lucro Presumido, ou Lucro Real.

Ou seja, vai ser necessário fazer toda a contabilidade considerando um desses dois regimes escolhidos.

No próximo ano, com todos os débitos e declarações em dia, pode optar por voltar ao Simples Nacional novamente.

Reforçando, que a contabilidade de uma empresa do Lucro Presumido ou Real, exige uma demanda maior do contador.

Temos algumas aulas na área do aluno, que pode te auxiliar:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/126614-lucro-presumido

Lembrando, que por conta do desenquadramento, é necessário fazer o registro na Junta Comercial do estado.

Caso tenha interesse, pode fazer o encerramento do CNPJ pela Junta, regularizar os débitos e pendências, e tentar fazer a abertura de um novo MEI.

Espero ter ajudado.

JV
    🌱
    Jefté Vieira
    🌱 0 pts

obrigado pela ajuda

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.