Alteração de endereço mei

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Olá! Tudo bem?

Um cliente me procurou dizendo que precisa alterar o endereço, trata-se de prestador de serviço, tem inscrição estadual mas disse que não tem atividade, abriu mei sozinho, emite nfs-e para transporte na shoppe.

Trata-se de uma alteração que será feita para outro município porém mesmo estado.

Eu nunca fiz esse processo, gostaria de entender se possui alguma particularidade.

A alteração lá no portal em si parece ser tranquilo, mas estou buscando informações para não ter nenhum problema posterior.

Neste caso como funciona, precisa entrar com pedido de encerramento de inscrição municipal no endereço atual e crianção de inscrição municipal após endereço no outro município ou é automático?

Qual a média que cobram para esse serviço?

Precisa fazer alguma entrega de obrigação estadual?

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Thamires! Tudo bem?

A alteração de endereço do MEI é feita normalmente pelo Portal do Empreendedor, por meio da alteração cadastral, conforme demonstrado na aula do curso:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei/3219030-alteracao-cadastral

Como a mudança será para outro município dentro do mesmo estado, após a alteração no portal, é necessário verificar junto às prefeituras envolvidas como funciona o processo de baixa da inscrição municipal no município de origem e a abertura da nova inscrição municipal no município de destino, pois esse procedimento geralmente não é automático.

Em relação à inscrição estadual, apesar de o MEI poder possuir IE ativa, para prestadores de serviço normalmente não há obrigações estaduais.

Quanto à cobrança pelo serviço, os valores podem variar conforme a região e o escopo do atendimento prestado. Acredito que você pode cobrar com base na sua hora de trabalho, mas não recomendaria menos que R$100,00.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.