CONTABILIDADE MEI

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, colegas.

Gostaria de tirar uma dúvida com referência contabilidade regular do MEI, se alguém puder me auxiliar.

• Após lançar as receitas e despesas e tudo o que precisar referente a estas, preciso fazer o lançamento de distribuição do lucro pro dono do CNPJ no sistema também? Neste caso, preciso enviar a Reinf?

• E posso fazer esta distribuição agora em fevereiro/26 referente ao período de 2025?

• Após os lançamentos no sistema, ao final irei gerar os livros necessários. Preciso informar estes obrigatoriamente em algum lugar?

• Como é informado aos Órgãos (Receita) que o MEI tem contabilidade? Porque no momento que for declarado IR e colocado o valor total isento, serão cruzados onde estes dados?

As minhas dúvidas seriam referente ao fechamento mesmo porque como depois tem a declaração isenta do valor total, quero saber como deixar tudo certinho para fins de comprovação, caso necessário.

Agradeço desde já. Boa semana!

4 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Bom dia!

Toda a distribuição de lucros (no caso de MEI com contabilidade também vale), precisa enviar a REINF.

Para ter a isenção do imposto de renda do MEI, é necessário o envio da ECD após os encerramentos. Esse será o seu respaldo.

Espero ter ajudado.

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, Marcos.

Há pouco você me respondeu uma outra dúvida também a respeito de distribuição de lucros para outra empresa, no caso era uma ME.

Neste de MEI também vale o mesmo prazo, não tem nenhum tipo de diferença, correto? Referente a 2025 finalizou agora em 18/02 e se eu entregar agora, ocorrerá a multa. Neste caso também posso não distribuir e deixar nos lucros da empresa somente?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Renata Jaqueline Simoes Maia Botelho Sim, mesmo prazo.

A questão de deixar o valor lançado na contabilidade como distribuído ou acumulado, depende da realidade de fato. Houve a distribuição? Então precisa informar na REINF.

Não houve nenhuma distribuição? Então não precisa.

É necessário analisar os fatos ocorridos na empresa, para tomar a melhor decisão.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.