DESENQUADRAMENTO DE MEI

JM
    🌱
    🌱 0 pts

Meu cliente é MEI caminhoneiro, CNPJ aberto em 04/2025, ultrapassou os 20% proporcionais.

É possível realizar o desenquadramento, gerar ás guias do DAS, fazer uma renegociação da dívida, dar baixa no CNPJ e abrir um novo MEI?

Visto que á estimativa de faturamento anual é inferior há 180 mil e não compensaria ele permanecer em ME.

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá João

Nesse caso, é necessário realizar o desenquadramento no portal, apurar os tributos como ME pelo PGDAS, gerar os DAS retroativos e, se necessário, parcelar os débitos.

Após regularizar a situação, é possível dar baixa no CNPJ, porém abrir um novo MEI imediatamente para continuar a mesma atividade pode ser interpretado pela Receita Federal como fracionamento de atividade, o que pode gerar desenquadramento e cobranças futuras.

Além disso, é importante verificar se o enquadramento é realmente necessário, pois o MEI caminhoneiro possui limite anual, se a estimativa do cliente for de R$ 180 mil, pode ser que ele ainda esteja dentro do limite permitido, dependendo do cálculo proporcional do período.

Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.