Desenquadramento MEI

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Um cliente prestador de serviços veio com o cenário de limite ultrapassado em 2025. Ele não tinha contabilidade e recebia na conta PJ e transferia todo valor para a conta PF. Não emitiu todas as notas. Fez a declaração anual agora declarando só o que emitiu. Mas vi que na conta PJ dele entrou 110 mil, bem acima do limite de 20%. Ele ainda não foi desenquadrado automaticamente.

Estou tentando ver o melhor cenário para ele. Pensei em começar o desenquadramento retroativo desde janeiro de 2025, pois ele excedeu o limite em outubro de 2025. Ficar como ME este ano e tentar voltar ao MEI no próximo ano.

Uma dúvida é que ele ultrapassou o limite dos 20% em outubro de 2025, preciso realmente fazer o desenquadramento retroativo desde janeiro de 2025?

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Luiz, tudo bem?

Sim, nesse caso precisa sim.

Quando o MEI ultrapassa o limite em mais de 20% dentro do próprio ano (como no seu exemplo, que passou de R$ 97.200 em 2025), o desenquadramento ocorre de forma retroativa a 01/01 do mesmo ano.

Ou seja, mesmo tendo estourado apenas em outubro, ele passa a ser considerado ME desde janeiro de 2025, com necessidade de recolher os tributos como Simples Nacional nesse período.

Só um ponto de atenção: se o faturamento real foi maior do que o declarado na DASN, o ideal é regularizar essas informações, pois a Receita pode cruzar os dados bancários e fazer o desenquadramento de ofício.

Espero ter ajudado.

LS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira Nossa, muito obrigado!! No cálculo do desenquadramento retroativo posso descontar o valor que ele ja pagou de DAS no ano de 2025?! Exemplo.: deu 10 mil porém ele pagou as 12 DAS de 2025. Posso descontar esse valor?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.