Desenquadramento MEI e alteração contratual e abertura de filial no mesmo Ato

AF
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde

Eu desenquadre um mei e estou modificando pontos específico como nome, incluindo atividade, e incluindo sócio e preciso abrir uma filial ao mesmo tempo, poderiam me orientar como proceder para fazer tudo que precisa, pois estou reaproveitando já o processo para não perder a taxa, o Estado é o Espirito Santo.

Atte, Ana Claudia Fernandes

2 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Ana

Após o desenquadramento do MEI (obrigatório, já que MEI não pode ter sócio nem filial), você deve realizar uma transformação jurídica para ME ou LTDA, aproveitando o mesmo processo na Junta Comercial para fazer todas as alterações desejadas:

• mudança de nome empresarial

• inclusão de novas atividades (CNAEs)

• entrada de sócio e atualização do capital social.

Esse conjunto pode ser feito em um único DBE vinculado ao processo da Junta. No entanto, a abertura de filial exige atenção, na prática, o mais seguro (especialmente no Espírito Santo) é concluir primeiro a transformação e alterações da matriz e, somente após o deferimento, realizar um novo processo para abertura da filial.

Assim, você evita indeferimentos e garante que tudo ocorra dentro das regras da REDESIM.

Estratégicamente, você não está apenas alterando cadastro, mas estruturando corretamente a empresa para crescimento e para os impactos futuros da Reforma Tributária, especialmente considerando a incidência do IBS e CBS sobre as operações conforme a LC 214/2025.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.