Desenquadramento Retroativo

RP
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal,

Eu mal me formei e já caiu uma bomba no meu colo!

Uma empresa Mei faturou em 2025 com notas de serviço R$ 286.137,34 e R$ 5.950,00 com notas de venda de produtos (ultrapassou os 20% excedente do limite), foi solicitado o desenquadramento de Mei em janeiro/2026.

Qual seria o passo a passo para gerar as guias e pagar os impostos retroativos (seria possível parcelar?) e como descontar os pagamentos realizados através de guia DAS?

Eu procurei por vídeos explicativos no youtube e não encontrei, caso alguém saiba de algum, por favor me envie o link.

3 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Raquel, tudo bem?

Depois de regularizar o desenquadramento, o correto é:

Acessar o PGDAS-D no portal do Simples Nacional.

Informar todas as receitas mês a mês de 2025, separando serviços e comércio.

O sistema irá calcular automaticamente os DAS do Simples de cada mês como se a empresa já fosse Simples em 2025.

E sim, é possível parcelar esses débitos, após a apuração.

Vou deixar o link da aula com mais detalhes.

Espero ter ajudado.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/121631-lives-regimes-de-tributacao/5067751-mei-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-desenquadramento

RP
    🌱
    🌱 0 pts

Oi boa tarde, obrigada pela ajuda!

No PGDAS-D 2018 já constam na “Discriminação dos Débitos do Simples Nacional” o saldo devedor e no situação fiscal está em débitos pendentes de conta corrente. Mas eu não acho na opção de parcelamento, as guias foram geradas a 6 dias já. Agora só falta isso, parcelar

TO
    🌱
    🌱 6 pts

@Raquel Dos Santos Peres Geralmente esse processamento leva de 5 a 10 dias (às vezes um pouco mais). Depois disso, os débitos passam a aparecer na opção de parcelamento no e-CAC.

Agora é apenas aguardar alguns dias e consultar novamente.

Caso, após esse prazo, ainda não apareçam para parcelamento, vc pode entrar em contato pelo chat da Receita Federal para verificar a situação.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.