IRPF COMO DECLARAR UM IMÓVEL COMPRADO EM 2024 NA DECLARAÇÃO 2025?

KO
    🌱
    🌱 5 pts

Olá
    Comprei uma casa em 2024, pelo programa minha casa minha vida, na caixa econômica federal, porém, não foi declarado no imposto de renda do ano passado 2025 ano base 2024. Quero declarar este ano 2026, ano base 2025, como faço pra fazer essa declaração este ano? Pode encaminhar um passo a passo?

Outra coisa, sou obrigada a declarar esse imóvel?

Aguardo retorno de vocês e desde já agradeço.

IRPF PESSOA FÍSICA - IMÓVEL
    1 respostas28 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MP
    357 pts

Olá, Keli, bom dia!

Primeiramente, sobre a obrigatoriedade: o fato de ter comprado um imóvel não obriga, por si só, a entregar a declaração de Imposto de Renda. A obrigatoriedade ocorre apenas se você se enquadrar em algum dos critérios legais (renda, bens, etc.).

No entanto, a compra de um imóvel representa uma evolução patrimonial, e, se você estiver obrigada a declarar, esse bem deve constar na declaração para justificar a origem dos recursos.

Outro ponto importante é que, como o imóvel foi adquirido em 2024, o correto seria já ter sido informado na declaração anterior. Caso isso não tenha ocorrido, o ideal é avaliar a necessidade de ajuste, mas, considerando apenas a declaração deste ano, você deve dar continuidade às informações do bem.

Agora, o passo a passo para a declaração de 2026 (ano-base 2025):

1º Ficha “Bens e Direitos”
    • Grupo 01 – Bens Imóveis
    • Código conforme o tipo (casa, apartamento, etc.)

2º Discriminação
    Informe: Tipo do imóvel, endereço, data de aquisição (2024), que foi adquirido pelo Minha Casa Minha Vida, que é financiado pela Caixa, valor de entrrada e demais informações que considerar pertinente.

3º Situação em 31/12/2024
    Informe o valor pago até 2024 (entrada + parcelas pagas naquele ano)

4º – Situação em 31/12/2025
    Informe a soma tudo que foi pago em 2025 ao valor anterior

ATENÇÃO:
    Você apenas informa o imóvel pelo valor efetivamente pago até cada ano, mantendo a evolução do pagamento.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.