MEI DESENQUADRADO

DG
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal.

No dia de ontem, fui dar baixa no MEI da minha cliente, mas fui barrado. Ao abrir o CNPJ dela verifiquei que RFB a desenquadrou p ME. A minha pergunta é: posso fazer a baixa deste ME, conforme às aulas em vídeo, ou tem algo a mais???

Desde já, muito obrigado e fiquem com Deus!!!

1 respostas20 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Djalma

Se a Receita Federal desenquadrou o MEI e o CNPJ passou a constar como Microempresa (ME), a baixa não deve ser feita pelo procedimento de encerramento de MEI, mas sim pelo procedimento de extinção da empresa na condição atual. Antes de prosseguir, é importante verificar a data e o motivo do desenquadramento, a natureza jurídica que consta no CNPJ, a situação na Junta Comercial e se existem obrigações acessórias pendentes desde o desenquadramento (como PGDAS-D, DEFIS e outras exigências estaduais ou municipais). Em regra, a existência de débitos não impede a baixa, mas as dívidas continuam sendo exigíveis do titular. Portanto, a empresa pode ser baixada, porém é necessário seguir o rito aplicável à ME e conferir eventuais pendências decorrentes do período posterior ao desenquadramento do MEI.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.