MEI entregador marketplace

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Olá, boa tarde! Estou iniciando na contabilidade e tenho algumas duvidas, ref. a MEI que presta serviço de entrega para a Shopee.
    A pessoa abriu o MEI sozinha, já tem inscrição municipal, inscrição estadual, atua somente dentro do município e emite apenas NFS-e. O MEI foi aberto em 11/2024.

CNAE principal: 49.30-2-01 – Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal.
    CNAEs secundários: 52.12-5-00 (carga e descarga), 49.30-2-04 (mudanças), 96.09-2-99 (serviços pessoais), 53.20-2-01 (serviços de malote).

Gostaria de confirmar:

1. A inscrição estadual gera alguma obrigação adicional, mesmo sendo atividade de serviço?

2. Obrigações se aplicam são apenas: DAS, DASN-SIMEI, relatório mensal de receitas, guarda de notas?

3. Os CNAEs estão coerentes? geram alguma obrigação extra ou tudo se concentra no DAS e na NFS-e?

4. Há algum ponto de atenção para MEI que presta serviço de entrega?

Obrigada.

4 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Bom dia!

Se tratando de MEI, não o que se falar na maioria das obrigações acessórias. O MEI é obrigado a emitir nota (atualmente), quando vende para pessoa jurídica, ou quando a pessoa física solicita.

Além disso, tem a declaração anual de faturamento, e posterior declaração de imposto de renda.

Espero ter ajudado.

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Marcos Faria ok, obrigada! Poderia me ajudar com relação aos CNAES? Se de fato esses podem ser mantidos.

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Thamires A princípio pode. Mas é importante sempre acompanhar as atualizações pela legislação, pois pode alterar de vez em quando.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.