Mei excluído por falta de declarações

IS
    🌱
    🌱 0 pts

Tenho uma empresa ao qual foi excluída do MEI, passou ser ME, por falta de declarações, está sendo exigido pela receita federal as declarações DCTFWEB desde 2024, 2025 e 2026, e a GFIP concomitantemente. Peço ajuda, não sei por onde começar. Buscando informações. Pois, no próprio site da receita já dar o direcionamento, ao clicar alega que o cliente não consta notificação na Receita. Mas, consta pendencia na situação fiscal da Receita federal.

3 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Ingrid, tudo bem?

Para regularizar essa situação, você pode começar enviando a DCTFWeb sem movimento a partir da primeira competência que aparece como pendente na situação fiscal. Após a transmissão dessa primeira sem movimento, as demais competências em aberto tendem a ser regularizadas automaticamente pelo sistema (desde que realmente não haja fatos geradores).

Em relação à GFIP/SEFIP, como não houve movimento, o correto é transmitir:

uma GFIP sem movimento na primeira competência do período

e outra na primeira competência de cada ano (ex: 01/2024, 01/2025, 01/2026).

Importante: sempre valide antes se realmente não houve pró-labore, folha ou qualquer fato gerador no período, para evitar envio incorreto.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.