MEI - REGULARIZAÇÃO - DESENQUADRAMENTO

PL
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

Estou com dúvidas e preciso de ajuda!

Tenho um cliente MEI que ele não pagou nenhuma guia do DAS desde o inicio de abertura. O inicio de abertura foi em 29/09/2025 ele é prestador de serviços, fui fazer a declaração anual do MEI e vi que ele emitiu 38 mil reais em notas fiscais. Como faço o passo para regularizar este MEI? Ele vai desenquadrar retroativo? É melhor já apurar as guias do DAS que ele não pagou e não apurou e enviar para ele pagar para evitar de ir direto para o lucro presumido para tentar continuar no simples quando desenquadrar retroativo?

Pelo que vi nenhuma guia foi apurada e ainda continua como SIMEI e não aparece as pendências no E-CAC

Consegue me ajudar com um passo a passo??

3 respostas21 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Patrícia, tudo bem?

O correto é fazer a apuração das receitas e transmitir a declaração anual, pois é a partir daí que ocorre a confissão dos débitos e eles passam a aparecer no e-CAC.

Porém, como a empresa foi aberta em setembro, o limite do MEI deve ser proporcional. Nesse caso, o limite seria em torno de R$ 20.250. Como houve faturamento de R$ 38.000, houve excesso superior a 20%, o que gera desenquadramento retroativo do Microempreendedor Individual.

Sendo assim, não é possível permanecer como MEI. O correto será regularizar a empresa como optante do Simples Nacional desde a abertura e refazer a apuração dos tributos.

Sobre os débitos, após a regularização, eles poderão ser parcelados normalmente.

Segue o link das aulas que abordam o tema.

Espero ter ajudado

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei

PL
    🌱
    🌱 0 pts

Ajudou sim!

Só mais uma dúvida as guias que ele não pagou do MEI (DAS) como fica? Posso apurar tudo no PGDAS-D ?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.