Bom dia, Eduardo
O seu entendimento está correto.
Espero ter ajudado.
MEI x Despesas
Bom dia, tudo bem?
Poderia apenas confirmar para mim se realmente posso seguir da forma em que o professor Lian Cavallini, ensinou na aula “MEI: MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL PRECISA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA?” esta correto?
Pois de acordo com a interpretação do professor no perguntas e respostas da da RF de 2024…no caso seria a pergunta de nº 183 como mostrado em aula… Diz que pode deduzir as despesas que o MEI teve no decorrer do exercício, desde que comprove documentação fiscal para isso, baseado nisso seguindo o raciocínio do professor no seguinte exemplo, poderia confirmar se esta correto a forma de apuração…
MEI CAMINHONEIRO SEM CONTABILIDADE FATURAMENTO ANUAL DE 215.000 DESPESAS ANUAL 177.000 ( CUPOM FISCAL DIESEL + NOTA MANUTENÇÃO + NOTA DE PEÇAS DO CAMINHÃO)
De acordo com o Raciocínio da aula mostrado ficaria da seguinte forme:
Faturamento: 215.000,00
Presunção 8% -17200,00 (REND ISENT N TRIB)
LUBRO BRUTO: 197.800,00
Despesas comprovadas: 177.000
Lucro Liquido: 20.800
Conclusao: embora o MEI nao tenha Contabilidade, mas tenha controle de suas despesas ele nao fica obrigado a DIRPF ? Correto ?
Basta que eu faça o controle mensal das receitas e despesas embasado em documentação fiscal + o relatório mensal do MEI e arquiva-los que estara tudo bem ?
Respostas da Comunidade (1)
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.