MEI x IRPF

DG
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal. Boa tarde. Eu estava fazendo a Declaração da minha cliente e percebi que faturou 56 mil. Além disso, segundo ela, esse faturamento foi o mesmo ou próximo nos 2 anos anteriores. E pior: SEM FAZER A Declaração de IRPF. Vou ter que fazer, além da Declaração do MEI, a Declaração de IRPF de 2026, e as Declarações 2025 e 2024, correto??? Desculpem minha ignorância, mas sou Contador Iniciante.

2 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, boa noite!

O caminho correto depende do contexto.

Se o MEI não tem contabilidade regular, então deve fazer o cálculo da presunção do rendimento isento e tributável, e dessa forma verificar se está obrigado a declarar em cada um desses anos, de acordo com as regras daquele ano.

Mas se ele tem contabilidade regular, todos os rendimentos são isentos de IR. E dessa forma, sendo MEI, quase sempre não terá obrigação de declarar, a depender de outros fatores.

Ou seja, depende do contexto atual desse cliente.

Se não tiver contabilidade mensal, faça a presunção para descobrir os rendimentos, e verificar se está obrigado a declarar.

Temos algumas aulas sobre o tema, que podem te auxiliar:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/search_results?q=meio+precisa+declarar%3F

Espero ter ajudado.

DG
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, Marcos. Bom dia. Ela faturou 56k. Conta de padaria. Deduzindo 32% de 56k, daria, aproximadamente, 18k. Os 68% restantes seria, aproximadamente, 38 k que é maior da obrigatoriedade da DIRPF. Portanto, Declaração Obrigatória. O ponto sensível é o seguinte. O Faturamento dela na conta do bancária foi de 90k. Ao fazer as apurações, verifiquei que havia esses 56 k de faturamento de clientes, o restante era de caixinhas ou transferências dela mesma de outros bancos. Esse faturamento se repetiu, segundo ela, nos últimos 2 anos e sem ela fazer a DIRPF. A Receita já sabe desse faturamento dela. O meu receio é da autuação, entende desse valor que supera os 81k do MEI e a receita pode questionar e tributá-la que é o pior. O que o senhor acha??? Devo fazer essa DIRPF, ou faço a contabilidade dela deste ano e diante???

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.