Oriento desenquadra em 2026 ou aguardar 2027?

CZ
    🌱
    🌱 0 pts

Tenho uma cliente MEI que vai faturar R$ 7.000,00 todo mês ao longo do ano de 2026, além disto tens uma renda de aluguel de R$ 18.000,00 anual, considerando que o MEI ficará ainda dentro do limite excedido, o que devo orientar ela se aguarda para desenquadrar automaticamente em 2027 ou se ja faz essa solicitação agora, minha duvida é qual é mais vantagoso economicamente para a cliente?

2 respostas20 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Critielli, tudo bem?

Nesse caso, como ela já possui uma previsão de faturamento de R$ 7.000,00 mensais (R$ 84.000,00 anuais), ela já ultrapassa o limite do MEI.

O ideal não é aguardar o desenquadramento automático em 2027, pois o excesso de faturamento pode gerar desenquadramento retroativo, com cobrança de tributos como ME no Simples Nacional, além de juros e multa.

Do ponto de vista econômico e de segurança fiscal, o mais vantajoso é orientar o desenquadramento já em 2026, de forma planejada, migrando para ME no Simples Nacional, evitando riscos de autuação e tributação retroativa.

A renda de aluguel (R$ 18.000,00 anuais) não interfere no limite do MEI, mas deve ser considerada no IRPF da pessoa física.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.